Apego é sofrimento – Ajahn Sumedho – As Quatro Nobres Verdades

Normalmente comparamos sofrimento com sentimento, mas sentimento não é sofrimento. É o apego ao desejo que é sofrimento. O desejo não causa sofrimento, a causa do sofrimento é o apego ao desejo. Esta declaração serve para reflexão e contemplação em termos da tua própria experiência.

Tens mesmo que investigar e conhecer verdadeiramente o desejo. Tens de saber o que é e o que não é natural e necessário para sobreviver. Podemos tornar-nos muito idealistas e pensar que até a necessidade de alimento é um tipo de desejo que não deveríamos ter, podemos tornar-nos bastante ridículos por causa disso. Mas o Buddha não era um idealista nem um moralista, ele não tentou condenar fosse o que fosse, ele tentou despertar-nos para a verdade, para que pudéssemos ver as coisas claramente.

Quando essa claridade e visão correta estiverem presentes deixa de haver sofrimento. Podes continuar a sentir fome, podes continuar a precisar de alimentos sem que isto tenha de se tornar um desejo. Os alimentos são uma necessidade natural do corpo, o corpo não é o eu, ele necessita de alimentos ou então torna-se fraco e morre, essa é a natureza do corpo, não há nada de errado com isso. Se nos tornamos todos moralistas e acreditamos que somos o nosso corpo, que essa fome é o nosso problema, e que nem devemos comer, isso não revela sabedoria, é simplesmente idiotice.

Quando realmente vires a origem do sofrimento, compreenderás que o problema é o apego ao desejo e não o desejo em si. Apegares-te significa seres iludido por ele, pensas que realmente sou ‘eu’ e é ‘meu’; ‘Estes desejos são quem eu sou e decerto algo está errado comigo por os sentir’; ou ‘Eu não gosto de ser como sou. Tenho de me tornar em algo diferente’; ou então ‘Eu tenho de me livrar disto antes de me poder tornar naquilo que quero ser.’ Tudo isto é desejo. Escuta, atentamente, tudo isto sem comentares o que é bom ou o que é mau, mas meramente reconhecendo-o pelo que é.

Ajahn Sumedho – As Quatro Nobres Verdades: pdf http://forestsanghapublications.org/assets/book/As%20Quatro%20Nobres%20Verdades.pdf

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s