Use Qualquer Oportunidade Para Estar Alerta

Use Qualquer Oportunidade Para Estar Alerta

“Um mestre Zen vai jogá-lo pela janela e gritar por trás: ‘Esteja consciente!’ Você foi jogado fora, você está no meio, você está passando através da janela – e ele grita: ‘Esteja consciente!’ Você caiu no chão; seu rosto deve mudar – agora a situação é bem diferente. Você tinha vindo perguntar alguma questão metafísica, e ele fez algo absolutamente não metafísico – ele o jogou janela afora. Você estava perguntando se a verdade existe ou não.

É absolutamente irrelevante jogar alguém pela janela. Mas ele diz: ‘Esteja consciente!’ no momento exato em que você estava mudando rostos, mudando de estado. Quando você está no meio, passando através da janela, não é somente seu corpo que está passando por uma mudança. Seu estado de consciência estará passando por uma transformação. E o mestre sabe exatamente quando ela muda. Naquele exato momento ele gritará: ‘Esteja consciente!’ E se você puder escutá-lo por um momento você estará no centro – expulso da periferia.

Então, quando quer que haja qualquer situação de mudança, esteja atento para olhar para dentro. Ali não há itinerância. Há somente um salto da periferia para o centro, e do centro para a periferia. O comportamento é como o elétron, ou como sonhos. Aprofunde essa consciência. Isso é tudo o que você pode ‘fazer’. Isto é negativo, porque consciência não é um fazer. Consciência não é um ato.

Sempre que você estiver consciente, não haverá ação. A ação será retida sempre que você estiver consciente. Se você se torna consciente, então não haverá nem mesmo uma respiração. Se eu apontar um punhal para você, até a respiração para. Você se torna tão consciente que tudo para. Você é jogado para o centro. Consciência não é ação. O apego à ação é apenas fuga da consciência. E nós todos temos nos tornados apegados: temos que fazer algo, temos que continuar fazendo alguma coisa. Este apego está ajudando a continuidade.

Use qualquer oportunidade para estar alerta – qualquer oportunidade. E há milhares e milhares de oportunidades todos os dias. Esteja alerta, e você sentirá o salto da periferia para o centro. Quando este estar no centro se torna fácil para você, quando este estar no centro se torna fácil como chegar em casa, ou sair de casa… Você está fora de casa: esquentou, você entra. Sempre que você sente vontade de entrar, você entra. Sempre que você sente vontade de sair, você sai. Não há dificuldade. Quando este movimento da periferia para o centro se torna assim, então você terá a explosão.”

Osho, I Am the Gate, Capítulo #6

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s