O Ego Existe Através da Fricção. – Osho

“O ego existe por meio da fricção.

Tenha um ideal e você vai tornar-se um egoísta. O idealista é um egoísta. Tenha um ideal maior e você será um grande egoísta. Quanto maior for o ideal, maior será o ego, pois maior será a fricção. O ego é criado pelo atrito entre o real e o ideal. Agora você pode ter o ideal de ausência de ego. Tanto faz, o ideal traz o ego. Agora sua idéia de ausência de ego trará um grande ego. Então os reais egoístas são aqueles que pensam ser pessoas humildes, que fingem estar sem ego.

O homem sem ego é o homem que não tem ideais. Deixe ser este o critério e você estará tropeçando no fundamental. O homem sem ego é o homem sem ideais. Então como o ego pode ser criado”?

–  A verdadeira energia estará perdida… A energia vem da fricção, do conflito, da luta.

Quando você aceita sua vida – quando você toma seu café da manhã, quando você dorme, caminha, toma seu banho – como você pode criar um ego a partir dessas coisas? Dormir quando sentir sono, comer quando sentir fome, como você pode criar o seu ego? Não, se você controlar poderá criar um ego. Se você ficar acordado por toda a noite e disser – Eu não vou dormir,  você pode criar um ego. Pela manhã, a pessoa que dormiu bem não terá ego, você terá um grande ego.”

Osho,  Zen – The Path of Paradox, vol. 2, Capítulo # 4