Esforçar-se pelo melhoramento é apenas uma forma sutil de controle – Wu Hsin

Esforçar-se pelo melhoramento
é apenas uma forma sutil de controle,
de controlar a qualidade das experiências que vêm.
É sempre aquilo que buscamos controlar
que acaba por nos controlar.
Portanto, ao fazer isso, nós simplesmente
damos reforço às portas da prisão.
Por outras palavras,
você é o seu único obstáculo.
Wu Hsin

P: Mestre Wu Hsin, os pensamentos continuam a invadir a minha meditação. Eu não consigo afastá-los.
Wu Hsin : A sua posição natural é livre de pensamentos. Pensamentos surgem, projetando uma pessoa num mundo. É tudo imaginação. O que você realmente é está além da imaginação. A este respeito, descobrimos o nosso verdadeiro Ser quando paramos de imaginar. Deixe os pensamentos virem, mas não lhes dê atenção.

Você está constantemente se esforçando para ser algo que você não é, porque você tem medo de não ser nada em particular. A nossa identidade está ligada ás nossas coisas. Você vive em confusão. Deve ser desta forma porque você não está reagindo ao mundo como ele é. Você está reagindo à forma como ele aparece, como tem sido filtrado, interpretado e julgado pela mente. O desejo de realização é apenas mais uma rota de fuga. Pode-se dizer que é uma rota de fuga mais elevada, mas é fuga mesmo assim. É a insatisfação, a recusa em aceitar o-que-é. Paradoxalmente, é a aceitação do-que-é que anuncia a realização. O fim da confusão começa com o não mais acreditar na mente. Olhe para as coisas como elas realmente são. Veja a mente e o corpo como um reflexo da natureza do organismo. Observe-os sem julgamento. Uma vez que eles sejam totalmente compreendidos, pode-se ir além deles.
Wu Hsin

P: Mestre, porque você se recusa a recomendar qualquer prática?
R: Todas as práticas requerem fazer alguma coisa. Como tal, elas reforçam a gaiola que aprisiona você, a noção de um fazedor. Qualquer método, não importa o quão promissor, fortalece a estrutura do ego, aumentando ainda mais o caos. É como pedir a um gato para guardar uma tigela de leite. Apenas ser requer não fazer. Esta é a unica prática verdadeira.
Wu Hsin

Apenas observando.
Sem tentar obter nada.
Sem esperar nada.
Sem buscar nada.
Sem desejar ou rezar.
Sem comentar ou julgar.
Sem a intenção de relaxar ou respirar corretamente.
Despropositadamente, apenas observando.
Não peça a Wu Hsin para descrever o que acontece em seguida.
Como poderia?
Então, isso seria observado.
Wu Hsin