Conhecer-se a fundo. Anthony de Mello

CONHECER-SE A FUNDO

 Para que possamos despertar, o único caminho é a observação. Devemos começar observando a nós mesmos, nossas reações, nossos hábitos e as razões pelas quais reagimos assim. Devemos fazer uma auto-observação sem críticas, sem justificações nem sentimento de culpa ou medo de descobrir a verdade. Devemos nos conhecer a fundo.
Indagar e pesquisar sobre a pessoa de Jesus Cristo é algo bastante louvável, mas de que serve? Poderá isso valer alguma coisa, se não conhecemos a nós mesmos? Valerá alguma coisa, se continuarmos sendo controlados e manipulados sem ao menos saber?
A pergunta mais frequente do mundo, a verdadeira base de todo ato maduro é esta: Quem sou eu? Porque, se não conhecemos a nós mesmos, não poderemos conhecer a Deus. É fundamental para uma pessoa conhecer a si mesma e, no entanto, não existe resposta para a pergunta: quem sou eu? Porque é preciso descobrir quem não somos, para então chegarmos ao ser que já somos.
Existe um provérbio chinês que diz: “Quando os olhos não estão bloqueados, o resultado é a visão. Quando a mente não está bloqueada, o resultado é a sabedoria, e quando espírito não está bloqueado, o resultado é o amor”.
É preciso tirar as vendas para enxergar. Se não vemos, não temos como descobrir os impedimentos que não nos deixam enxergar.
Observar a nós mesmos é estarmos atentos a tudo o que acontece dentro de nós e à nossa volta, como se estivesse ocorrendo a outra pessoa, sem pré-julgamentos, nem justificativas ou esforços visando mudar o que está acontecendo, e sem formular críticas ou com auto-piedade. Todos os esforços que possamos fazer para mudar as coisas só servem para piorar tudo, pois estaremos assim lutando contra determinadas idéias. Na verdade, o que se deve fazer é tentar compreendê-las, para que elas caiam por si mesmas, uma vez que percebemos sua ausência de realidade. É preciso questionar tudo, para ver se essas coisas podem ser vistas como realidade. Uma vez feito o questionamento, devemos observar a nós mesmos.

Fonte: Anthony de Mello, SJ, Auto-libertação.

fonte: http://amigodejornada.blogspot.com.br/