O comitê da mente

É bom pensar na mente como sendo um comitê. Há muitos membros diferentes na sua mente e alguns membros são traidores. Eles são desonestos como políticos corruptos. Qual seria o similar no Brasil da câmara municipal de Chicago? Você tem que enxergar o encanto que a emoção tem para esses membros traidores. O encanto de uma emoção é muitas vezes a parte mais difícil de ver, porque é algo que você não gosta de admitir para si mesmo. Mas só quando você enxergar o encanto é que você poderá compará-lo de forma eficaz com as desvantagens dessa emoção, que é o quarto estágio. Algumas partes da mente já podem ver as desvantagens, e, desta forma você faz com que essas duas partes do comitê conversem entre si, para que elas possam comparar o encanto com as desvantagens, o que lhe permitirá ver que as desvantagens realmente superam o encanto. Isso é o que leva ao quinto estágio, que é fazer com que toda a mente entre de acordo e resolva não ira trás dessa emoção prejudicial. Ai é quando você está livre dela.

P: Por favor, fale um pouco sobre os “comitês”?

R: Ooh. O comitê da mente. Nossa mente está cheia de desejos. Cada desejo cria o que é chamado de “devenir”, que tem duas partes. A primeira parte é o seu sentido do mundo, que está relacionado a esse desejo; a segunda parte é o seu senso de sua identidade nesse mundo,assim como uma pessoa que quer ter o desejo alcançado e que tem ou não têm a habilidade de concretizar esse desejo. Por exemplo, se você quiser chocolate, o mundo relevante será: onde está a loja de chocolates mais próxima? Existe alguma coisa no mundo ficando no caminho? Para começar, há o fato de que você está sentado aqui na sala de meditação e você teria vergonha de se levantar e ir buscar o chocolate — esse tipo de coisa.

Tudo isso é o mundo que é relevante ao desejo do chocolate. Quanto à sua identidade, você é a pessoa que quer o chocolate, que fica na expectativa para experimentar o chocolate. E, você tem, ou quer ter, a habilidade de obtê-lo.

Agora, tudo isso seria um membro do comitê da mente. Você pode ter muito desses desejos no decorrer do dia e muitos membros diferentes baseados nos diferentes desejos que surgem no decorrer do dia. Alguns desses desejos são antigos desejos que você teve muitas vezes no passado e eles tendem a ser os antigos membros do comitê.

Então, as interações entre todas estas diferentes identidades em sua mente são o que compõe o comitê da mente. Você vê isso muito claramente enquanto você está sentado aqui meditando. Você tem um novo membro que entra dizendo: “Quero meditar”. E os membros antigos do comitê são como velhos políticos. Será que eu tenho de explicar um pouco mais? (Risos). Como praticante você tem que aprendera negociar com os membros antigos para que eles não assumam o poder. Em alguns casos, você tem que jogar alguns dos membros para fora. Eles vão resistir. Outros membros você pode converter. Esta é uma das razões pela qual tentamos praticar jhāna, afim de dar uma sensação agradável de prazer e arrebatamento para esses membros. Assim eles vão deixá-lo em paz. É como cães. Se você alimentá-los bem, eles não mordem.

Trecho do excelente livro A Respiração como um Refúgio – Ṭhānissaro Bhikkhu