Meditação de um minuto
Tem um ditado no Zen que diz que se você tiver tempo, medite 20 minutos por dia. Se não tiver tempo, medite uma hora por dia.Um grande obstáculo na prática da meditação é que é difícil reservar um horário para praticar. Praticando meditação por um minuto algumas ou várias vezes no dia pode ser uma forma de ter um pouco de prática meditativa durante o dia.
Para fazer meditação de um minuto de forma precisa é necessário um timer. Isso é fácil conseguir hoje com os Smartphone.Quando tiver um minuto livre, sente-se numa cadeira com a coluna ereta, a cabeça no nível do horizonte, a língua tocando gentilmente o limite entre a gengiva e os dentes da frente. Segure seu celular no joelho e com leveza olhe para ele mantendo a cabeça ereta. Faça uma respiração completa e quando estiver pronto inicie seu timer.
Inspire por 3 segundos, segure a respiração por 1 segundo e expire o ar por 6 segundos. Quando seu timer atingir 10 segundos, inicie outra inspiração de 3 segundos, segure por um e expire por seis segundos.
Assim que pensamentos surgirem e carregarem sua atenção para longe da respiração, perceba esse pensamento e traga a atenção de volta a respiração e ao relógio.
Quando um minuto chegar ao fim você terá feito 6 respirações e acabou sua meditação de um minuto. Se um minuto parecer muito pouco, pode fazer mais um. Se quiser fazer vinte, pode fazer vinte.
Quando se acostumar com sua meditação de um minuto, você não precisará mais do timer para marcar o tempo. Se você contar as respirações completas por seis vezes então terá feito um minuto de meditação. Você pode meditar enquanto anda, esperando numa fila, em trajetos, no banheiro, numa reunião, antes de dormir ou assim que acordar. Você pode fazer essa meditação de um minuto sempre que tiver vontade, ou que tiver um tempinho ou ainda estiver precisando de um tempinho para você. Você pode tentar agora mesmo.
Traduzido de Zen Mister com autorização do autor Peter Taylor: http://zenmister.tumblr.com/post/174627934564/one-minute-meditation