As coisas maravilhosas na vida acontecem somente se estamos no momento presente

A pedra fundamental da prática buddhista e do seu ensino é uma grande apreciação do presente. Ela inclui o reconhecimento de que as coisas mais maravilhosas que temos na vida acontecem somente se estamos no momento presente. Para surgir a amizade, a alegria, a generosidade, a compaixão e a apreciação da beleza, precisamos nos permitir o momento e a presença para estarmos conscientes.

Apreciar o momento presente envolve aprender que o momento presente é confiável se estivermos presentes para ele. Se pudermos estar inteiramente conscientes e não-reativos ao que está acontecendo no presente, aprenderemos a responder apropriadamente.

Ter a apreciação e a confiança não é sempre fácil. Parte da prática buddhista é descobrir o que nos impede de confiar e apreciar o momento presente. Qual é nossa real frustração, o que é nossa resistência, o que é nosso sofrimento, o que é nossa desconfiança? Quando esses estão atuando, o trabalho da vigilância é reconhecê-los claramente e então contê-los sem julgamento com nossa consciência.

Trecho do capítulo A Prática da Observação Vigilante no livro: https://nalanda.org.br/tocar-o-coracao-do-assunto

Deixe um comentário