A compaixão é o antídoto da raiva e da amargura

A compaixão é o antídoto da raiva e da amargura

Se, enquanto estiver ouvindo, mantiver a compaixão viva em você, a raiva e a irritação não poderão se manifestar. Se você não fizer isso, as coisas que a outra pessoa disser poderão causar irritação, raiva e sofrimento. Somente a compaixão é capaz de impedir que você se irrite, se zangue ou se desespere. Você age como um Grande Ser enquanto escuta, porque sabe que a outra pessoa está sofrendo muito e precisa que você a salve. Mas, para fazer isso, você precisa de um equipamento adequado.

Quando os bombeiros vão apagar um incêndio, eles precisam de escadas, água e um tipo de roupa que os proteja do fogo. Precisam conhecer muitas maneiras de se proteger e de apagar o fogo. Quando você ouve profundamente alguém que está sofrendo, você pisa numa zona de fogo. Existe o fogo do sofrimento, da raiva que arde na pessoa que está falando. Se você não tiver o equipamento adequado, não poderá ajudar e talvez até se torne uma vítima do fogo da outra pessoa.

Volto a repetir, porque considero fundamental: seu equipamento, nesse caso, é a compaixão, que pode ser alimentada e mantida viva através da prática da respiração consciente que gera a energia da plena consciência, mantém vivo seu desejo de ajudar a outra pessoa a se abrir e protege você do sofrimento que as palavras da outra pessoa possa causar.

Quando você não tem capacidade de ouvir com compaixão, não pode simplesmente fingir que está escutando. A outra pessoa perceberá que você não a compreende. Quando você tem compreensão e é capaz de ouvir com compaixão, consegue escutar profundamente e a qualidade do seu ouvir é fruto da sua paciência.

Trecho do livro Aprendendo a Lidar com a Raiva Thich Nhat Hanh
Vale a pena ter essse livro!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s