Você não está aqui para ser uma ferramenta, isso não é digno. Nem para tornar-se cada vez mais eficiente, e sim para tornar-se cada vez mais vivo, mais inteligente, cada vez mais feliz, até o êxtase da felicidade. Mas esses caminhos são totalmente diferentes dos caminhos da mente. As pessoas estão sempre procurando caminhos para controlar as outras, caminhos que lhes possam dar mais lucro. Se for isto que você procura, estará sempre sob o controle da mente. Esqueça essa idéia de controlar outras pessoas. Uma vez que você tenha deixado de lado a idéia de controlar os outros —seja marido ou mulher, filho ou pai, amigo ou inimigo —, a mente não poderá controlar você porque ela terá se tornado inútil. A mente é útil para controlar o mundo. É útil para controlar a sociedade.
Um político é incapaz de meditar, pois ele está no outro extremo. Alguns políticos vêm me procurar. Dizem que estão interessados em meditação, mas não é exatamente meditação o que querem. Estão tensos demais e querem relaxar um pouco. Então vêm me perguntar se posso ajudá-los a aliviar suas tensões, para que tenham um pouco de paz. Digo-lhes que isso é impossível. Eles têm mentes ambiciosas, e pessoas com mentes ambiciosas não podem meditar, porque a própria base da meditação é não ser ambicioso. Ambição significa o esforço para controlar os outros. É justamente nisso em que consiste a política: o esforço para controlar o mundo inteiro.
Osho falando sobre meditação no livro Aprendendo a Silenciar a Mente
É por isso que o Anthony de Mello diz que as pessoas buscam alívio, mas não a cura. Pois a cura envolveria abrir mão, dentre outras coisas, da ambição e do desejo por controle.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito bem lembrado Rodrigo! Anthony de Mello diz isso mesmo é curioso que agora me recordei das quantas e quantas vezes me peguei indo meditar em busca de um alívio, não que haja algo de errado nisso, mas me lembrei disso. É importante o alívio mas parece mais importante a gente observar com honestidade aquilo que está nos acontecendo e quais dos nossos traços estaria causando essa contrariedade àquilo que é.
CurtirCurtir