Ficar sonolento durante a meditação – Dalai Lama

Do livro O Sentido da Vida – Dalai Lama e Jeffrey Hopkins

Pergunta: Ouvi dizer que ficar sonolento durante a meditação sobre a respiração pode indicar que este método específico não é uma prática adequada, e que se deve buscar um método alternativo. Por favor, comente isto.

Resposta: Isto acontece com freqüência quando as pessoas meditam, elas ficam sonolentas ou até pegam no sono; por esse motivo, para algumas pessoas com insônia, eu aconselho até mesmo que recitem mantras!

Durante a meditação, a mente pode ficar sob a influência da letargia, uma indolência de mente e corpo que leva à sonolência e até o sono. Isto deve-se ao fato de que o modo de apreensão da mente ficou muito frouxo; uma técnica neutralizante é deixar a mente mais retesada, por meio do que ela se revitaliza. Se isto não funciona, deve-se então imaginar alguma coisa brilhante ou prestar atenção nos detalhes do objeto sobre o qual se está meditando, visto que a letargia é causada pela mente estar excessivamente retirada para dentro. Se isto também não funcionar, pode-se abandonar a sessão e olhar ao longe, talvez para uma vista panorâmica, ou lavar o rosto, ou sair para o ar fresco.

Se você fica extraordinariamente sonolento quando se concentra na respiração, mas não experimenta isto quando se concentra em qualquer outro objeto, pode ser um problema físico. Neste caso, pode ser adequado trocar de objeto. Pode ser que ajude meditar sobre um certo elemento ou um certo tipo de luz em um centro canalizador específico. Também pode ser aconselhável, enquanto se contempla a respiração, meditar sobre uma luz na parte superior do corpo. Em geral, diz-se que, quando a mente esmorece e se torna frouxa, é recomendável mover o objeto para cima, e, quando a mente fica excitada, é recomendável mover o objeto para baixo. O remédio tem que ser preparado de acordo com a situação específica do meditante.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s