Ética secular – Dalai Lama

Também quando pergunto: “O nível de corrupção é grande ou pequeno?” Em países democráticos, onde há liberdade de fala e imprensa, assim mesmo há muita corrupção. Isto se deve à falta de autodisciplina, uma falta de princípios morais. A Índia, por exemplo, é uma nação muito religiosa, e mesmo assim há muita corrupção lá também. Nos seus lares, muitos indianos possuem estátuas de deuses e deusas, eles oferecem incenso, flores e preces. Porém, às vezes brinco que a prece deles é: “ Que minha corrupção tenha sucesso”. Isto é muito triste. Eles são religiosos e assim mesmo muitos são corruptos. Supostamente são crentes, mas não crentes na extensão de realmente seguir os princípios das suas religiões e de serem tementes a Deus.


Ter um coração acolhedor é algo que aprendemos das nossas mães, então é algo que precisamos carregar conosco por toda nossa vida. Numa conferência de ciência, tivemos o seguinte slogan: mente saudável, corpo saudável. Para isto, precisamos compreender a realidade, precisamos ter uma mente calma. Quando ficamos preocupados, nos tornamos pré-conceituosos e não conseguimos enxergar a realidade. Isto traz muitos problemas. Então, ter um coração acolhedor ajuda a desenvolver uma mente calma.

Texto completo. Vale a pena a leitura https://studybuddhism.com/pt/fundamentos/valores-universais/obtenha-uma-mente-feliz-atraves-da-etica

Esse texto chegou ao meu conhecimento através do podcast Iluminação Diária do Leonardo Ota. Recomendo muito para quem gosta de estudar o Budismo e meditação.
Você pode saber mais aqui https://sobrebudismo.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s