Como podemos lidar de forma hábil com a nossa resistência e ressentimento?

Olharmos-nos com honestidade não é fácil.

Poucos de nós quer encarar nossas deficiências e especialmente quando temos problemas e não sabemos como resolvê-los.

Inconscientemente tentamos nos proteger do fracasso, fechando nossa visão interior e evitando nos enxergar de modo verdadeiro.

Quando nossas dificuldades vem à tona, à medida que trabalhamos com os outros, erguemos barreira sutis que nos isolam de conselhos e críticas que poderiam contribuir para o nosso crescimento.

Quando resistimos às tentativas de ajuda que nos são oferecidas, deixamos de ver que uma crítica pode ser uma expressão de apoio genuíno.

Fechamos as portas para a comunicação e não somos mais capazes de dar e nem de receber a atenção e os cuidados que são importantes para nosso crescimento interior.

Os conselhos dos outros podem oferecer uma perspectiva nova para a nossa situação e nos ajudar a aprender mais sobre nós mesmos.

O ressentimento diante das críticas faz com que nossas dificuldades fiquem desassistidas e perdemos dessa forma a oportunidade de contar com apoio para a sua solução.

Quando isso acontece, corremos o risco de não nos beneficiarmos do apoio dos outros pois nossas reações negativas a críticas nos afastam aqueles que se importam conosco.

A resistência e o ressentimento criam raízes em nós quando sentimos que não estamos sendo tratados de forma justa.

E dessa forma deixamos de colocar energia em tudo que temos que fazer.

A resistência pode ser tão sutil que podemos não nos dar conta dela! Mas ela pode ser vista nos vários erros que cometemos.

O ressentimento se acumula lentamente e quando percebemos achamos difícil nos motivarmos e começarmos a trabalhar de forma a encarar a vida como desafio positivo.

O ressentimento é um sinal que não queremos encarar nem a nós mesmos nem as nossas dificuldades.

Como podemos lidar de forma hábil com a nossa resistência e ressentimento?

1o. Encarar com honestidade nossas dificuldades por mais dolorosas que sejam.

2o. Depois encarar, parar e olhar a situação de frente.

3o. Perceber como passamos por resistências e ressentimentos como perpetuamos e até mesmo provocamos, nossas próprias dificuldades e essa compreensão pode nos proporcionar um impulso para mudar.

4º. Permitir esta verdade

5º Encontrar um aspecto de solução que seja interessante e deslocarmos nossa energia para ela até contatarmos sentimentos positivos e assim nos fortalecemos e conservá-los.

Tudo isso nos ajuda ao invés de brigar voltar à vista para o lado positivo da pessoa com quem brigamos e permitir sentir compaixão por ela.

Cada um de nós tem, dentro de si, uma via que permite aproximação; algo que nos interessa e que prezamos.

Perceber o que agrada ao outro e compartilhar isso com ele pode estabelecer uma atmosfera aberta e positiva que conduz ao respeito e confiança mútuos.

Quando temos coragem para abandonar ressentimentos e resistências e fazemos esforços reais para cultivar uma atitude aberta, começamos crescer, da mesma forma que as pessoas do nosso lado também crescem.

Tarthang Tulku

Deixe um comentário