Os sábios que escondem as suas habilidades são os que sobrevivem

Quem será sábio? O que será uma pessoa esclarecida? Serão pessoas que são conhecidas e respeitadas por muitos? Ou serão aqueles que escondem o seu conhecimento e a sua sabedoria e parecem como pessoas comuns? Lie-tzu acha que as pessoas esclarecidas são aquelas que raramente falam e que não revelam as suas habilidades e realizações de forma casual. Na verdade, eles podem parecer lerdas e embotadas. Elas vêem com os ouvidos e ouvem com os olhos. Elas podem esconder-se por trás de uma expressão de pau, ou podem perceber e agir de maneiras contrárias ao que as pessoas esperam. Assim, para a maioria elas parecem loucas e inconsistentes, mas muitas vezes nem sequer são notadas. A maioria das pessoas questionaria a razão por que essas pessoas esclarecidas não quer dar-se a conhecer. Afinal, elas possuem habilidades além da nossa imaginação e certamente podem causar impacto na sociedade e no mundo. Mas num mundo de verdade e mentira, onde as pessoas são aprisionadas pela fama, pela fortuna, pela aprovação e pela ganância, os sábios que escondem as suas habilidades são os que sobrevivem.

Do livro Liezu Tratado do Vazio Perfeito. Uma jóia rara que pode ser lida no link (http://chines-classico.blogspot.com/) junto com outras dessas jóias.

Liezi, Lie-Tzu, Lie-tsé ou Lieh-tsé foi um importante filósofo taoista chinês, bem como do livro que escreveu, o qual constitui um dos três livros clássicos do taoismo. Também chamado Lie Yukou, Liezi teria vivido aproximadamente no século V a.C., durante o período das Cem Escolas de Pensamento wikipedia

*uma curiosidade é que todas as imagens (desenhos) de Lie-Tzu ele parece estar voando

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s