Zen é simplesmente a expressão da verdade – Dogen Zenji

A prática da meditação por Dogen Zenji

A verdade é perfeita e completa em si mesma. Não é algo recém-descoberto; sempre existiu. A verdade não está longe; está sempre presente. Não é algo a ser alcançado, uma vez que nenhum de seus passos o afasta.

Não siga as idéias dos outros, mas aprenda a ouvir a voz dentro de você. Seu corpo e sua mente ficarão claros e você perceberá a unidade de todas as coisas.

O que é verdade? A verdade é a realidade da mente que não tem forma e permeia as dez direções. Ele está sendo usado atualmente bem diante de seus olhos, mas as pessoas não confiam nele o suficiente, então eles aceitam termos e expressões, buscando avaliar o budismo conceitualmente na palavra escrita. Eles estão tão distantes quanto o céu está da terra.

O menor movimento de seu pensamento dualístico o impedirá de entrar no palácio da meditação e da sabedoria.

O Buda meditou por seis anos, Bodhidharma por nove. A prática da meditação não é um método para a obtenção da realização – é a própria iluminação.

Sua busca entre os livros, palavra por palavra, pode levá-lo às profundezas do conhecimento, mas não é a maneira de receber o reflexo de seu verdadeiro eu. Quando você tiver jogado fora suas idéias sobre a mente e o corpo, a verdade original aparecerá completamente. Zen é simplesmente a expressão da verdade; portanto, desejar e se esforçar não são as verdadeiras atitudes do Zen.

Para realizar a bem-aventurança da meditação, você deve praticar com intenção pura e firme determinação. Sua sala de meditação deve ser limpa e silenciosa. Não fique pensando em coisas boas ou ruins. Apenas relaxe e esqueça que você está meditando. Não deseje a realização, pois esse pensamento o deixará confuso.

Sente-se em uma almofada da maneira mais confortável possível, usando roupas largas. Mantenha o corpo reto, sem se inclinar para a esquerda ou direita, para a frente ou para trás. Suas orelhas devem estar alinhadas com seus ombros e o nariz em uma linha reta com seu umbigo. Mantenha a língua no céu da boca e feche os lábios. Os olhos estão ligeiramente abertos e a respiração silenciosa pelas narinas.

Antes de começar a meditação, respire lenta e profundamente várias vezes. Mantenha o corpo ereto, permitindo que a respiração volte ao normal. Muitos pensamentos se aglomerarão em sua mente; ignore-os, deixando-os ir. Se eles persistirem, fique atento a eles com a consciência que não pensa. Em outras palavras, pense sem pensar.

A meditação Zen não é uma cultura física, nem um método para obter algo material. É a própria paz e bem-aventurança. É a atualização da verdade e da sabedoria.

Em sua meditação, você mesmo é o espelho que reflete a solução de seus problemas. A mente humana tem liberdade absoluta dentro de sua verdadeira natureza. Você pode alcançar sua liberdade intuitivamente. Não trabalhe pela liberdade, ao invés, permita que a própria prática seja a libertação.

Quando quiser sair da meditação, mova o corpo lentamente e fique de pé em silêncio. Pratique esta meditação pela manhã ou à noite, ou em qualquer hora de lazer durante o dia. Você logo perceberá que seus fardos mentais estão diminuindo um a um e que você está ganhando um poder intuitivo até então despercebido.

Existem milhares e milhares de estudantes que praticaram meditação e obtiveram seus frutos. Não duvide de suas possibilidades devido à simplicidade do método. Se você não consegue encontrar a verdade exatamente onde está, onde mais espera encontrá-la?

A vida é curta e ninguém sabe o que o próximo momento trará. Abra sua mente enquanto tem oportunidade, ganhando assim os tesouros da sabedoria, que por sua vez você pode compartilhar abundantemente com os outros, trazendo-lhes felicidade.

Dogen Zenji (1200-1253)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s