Artigos e textos Pema Chödrön

Alguns destaques do livro O Salto de Pema Chödrön

Alguns destaques do livro O Salto de Pema Chödrön Sofrimento e problemas Como a maioria das pessoas acredita equivocadamente que os problemas exteriores são os seus próprios problemas, elas buscam refúgio em objetos errôneos. Como resultado, o seu sofrimento e os seus problemas nunca acabam. ========== O Salto (Chödrön, Pema) Meditação e atenção plena Fazer pausas

Meditação: treino de atitude diante de tudo que surge na vida

Ferramentas para libertação do sofrimento: a meditação

Sem dúvida, não existe uma resposta fácil de como nos libertamos do sofrimento, mas nossos professores fazem todo o possível para nos guiar dando-nos uma espécie de caixa de ferramentas espiritual. A caixa contém ensinamentos e práticas pertinentes e úteis, assim como uma introdução a uma visão absoluta da realidade: que os pensamentos, emoções ou …

Shenpa – Apego a nossa identidade, apego ao ego

Do livro O Salto de Pema Chödrön shenpa representa também nossa ansiedade e a vontade de se coçar. Ela nos impele a fumar um cigarro, a comer demais, a beber mais um drinque, a dizer alguma coisa maldosa ou a contar uma mentira. É assim que a shenpa surge em nossas experiências cotidianas. Alguém diz

Ego, descontentamento, medo e ansiedade – livro O Salto de Pema Chödrön

Os ensinamentos budistas dizem que a raiz de nosso descontentamento é nossa personalidade autocentrada e o medo de concentrar nossa atenção no momento presente. Facilmente, podemos nos transformar de pessoas abertas e receptivas — um sentimento vivo e alerta — em pessoas introvertidas. Mais uma vez, sentimos desconforto e procuramos um alívio rápido, que nunca atinge a raiz do …

Opiniões são opiniões – Pema Chödrön

Opiniões são opiniões, nada mais, nada menos. Podemos começar a percebê-las e a rotulá-las como tal, assim como rotulamos nossos pensamentos. Por meio desse exercício simples, entramos em contato com a noção de ausência de ego. O ego nada mais é que o conjunto de nossas opiniões, mas nós o consideramos sólido e real — …

“Eu concordo, eu concordo” resposta de um mestre Zen sobre seu medo

Uma excelente resposta para a questão do medo vinda de um mestre Zen é a que segue abaixo , dentro de sua resposta “Eu concordo, eu concordo” existe muito mais que somente duas palavras. Existe aceitação completa daquilo que é. É bem difícil alcançar isso. Familiarizando-se com o medo “Ninguém nos aconselha a parar de fugir do …

O mestre perfeito está sempre aqui e agora

Este exato momento é o mestre perfeito Podemos encontrar um adversário à nossa altura em um poodle ou em um cão de guarda furioso. O ponto interessante é: o que vai acontecer em seguida? De modo geral, encaramos qualquer tipo de desconforto como uma má notícia. Entretanto, para os praticantes ou guerreiros espirituais — pessoas …

Personalidade autocentrada e o medo do momento presente

Os ensinamentos budistas dizem que a raiz de nosso descontentamento é nossa personalidade autocentrada e o medo de concentrar nossa atenção no momento presente. Facilmente, podemos nos transformar de pessoas abertas e receptivas — um sentimento vivo e alerta — em pessoas introvertidas. Mais uma vez, sentimos desconforto e procuramos um alívio rápido, que nunca …

Quando Tudo se Desfaz – Pema Chodron

Quando Tudo se Desfaz de Pema Chodron tem um texto libertador e muito instrutivo para meditadores e pessoas em busca de evolução pessoal e da superação de problemas pessoais de toda ordem, financeira, amorosa, etc. É aquele tipo de livro que parece resolver e mostrar a solução para todo tipo de problema. A impermanência torna-se …

Atenção Plena exercício de Mindfulness – Pema Chödrön

Pema Chödrön ensina um exercício rápido baseado em meditação de atenção plena (Mindfulness) que pode ser realizado várias vezes ao dia em qualquer situação e local com o objetivo de voltar ao momento presente. Retornar ao presente é uma questão de hábito e como tal um exercício inicial com disciplina e algum esforço se faz …