Quando estamos fazendo meditação, como sabemos que o pensador e o pensamento são o mesmo?

P: Lama, quando estamos fazendo meditação, como sabemos que o pensador e o pensamento são o mesmo? Que o pensador é o pensamento, que o pensador não está separado do pensamento?

Lama: Relativamente, o pensador não é o pensamento. O pensador é apenas um “nome” e, naquele momento, o pensamento é apenas o “funcionamento”. Mas se você puder se integrar completamente ao pensamento quando meditar, será uma experiência boa. Entretanto, do ponto de vista da verdade relativa e da compreensão científica, a pessoa e o pensamento são diferentes. Você não é pensamento. Mesmo se em meditação você se sentir unificado por completo com seu pensamento, você e o pensamento não são a mesma coisa. Embora em um nível absoluto haja uma unidade, relativamente, há uma diferença. Mas quando você medita, se sentir a unicidade completa com todos os fenômenos universais, se sentir que seu ser físico é como um único átomo, mas sua natureza está totalmente unificada com a energia do universo inteiro, essa será uma experiência boa.

Também, quando você está tentando se concentrar em uma coisa e outros pensamentos ficam surgindo, em vez de rejeitá-los, tentando empurrá-los para longe, pense: “Vocês são bem-vindos”, e investigue-os com o conhecimento-sabedoria penetrante e introspectivo, olhando para a realidade natural dos seus pensamentos. Os pensamentos são bobos, quando você os olha, eles desaparecem. Eles estão apenas brincando, quando você os analisa, desaparecem. Até agora, quanto mais você tentar afastá-los tanto mais eles ficam voltando para você. Tente dar boas-vindas a eles.

Na verdade, assistir seus pensamentos é muito mais interessante do que assistir televisão. A televisão é entediante, é a mesma coisa repetidamente. Quando você observa sua mente, coisas incrivelmente diferentes aparecem. Você tem uma coleção surpreendente de memórias, após todos estes anos, até as memórias da infância vem à tona. A televisão nunca é tão interessante.

Quando você compreender a maneira como sua mente funciona, isso será o começo do controle. Você parará de se chatear quando pensamentos aparecerem, psicologicamente saberá o que eles significam. Alguém que não tem nenhuma idéia do que a mente é ou de como funciona fica chocado quando a mente inconsciente se manifesta de repente no nível consciente: “Ah! O que é isso?”. Quando você compreende sua mente e o que está nela, você espera que esse tipo de coisa aconteça. Você compreende a natureza de sua mente e tem uma solução para seu lado escuro. Se você pensa que você é completamente puro e então, de repente, surge uma mente feia, você se apavora. Entretanto, você também deve compreender que você não é completamente negativo. Sua mente tem uma natureza positiva e uma negativa. Mas é tudo relativo, indo e vindo como nuvens no céu. Mas no fundo, sua verdadeira, real natureza permanece completamente pura, inalterada como o próprio céu. Conseqüentemente, ser humano é ser poderoso.

Temos a habilidade de fazer grandes coisas porque nossa natureza fundamental é positiva.

Muito obrigado.

Sociedade Budista Chinesa
Sydney
24 de abril de 1975.

Trecho do livro A Quietude Pacífica da Mente Silenciosa de Lama Yeshe
https://www.lamayeshe.com/sites/default/files/PSSM_Portuguese.pdf

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s