Quando você está meditando somente sente e observe isso

Um conceito MUITO equivocado sobre a meditação é o que diz que você deve parar de pensar. Que o objetivo da meditação é fazer parar de pensar. Isso não é verdade de forma alguma. O objetivo da meditação não é parar de pensar, o objetivo da meditação não é parar de pensar, o objetivo da meditação não é parar de pensar. Se você começa a meditar com esse objetivo então já falhou. Você já fez da meditação algo desanimador e inútil. Porque o que vai acontecer é que você sentará, fechará seus olhos e ficará frustrado com a corrente de pensamentos passando por sua mente e desejando que isso silencie. Qualquer esforço que você faça só fará a situação piorar até que você desista e diga a si mesmo que é algo que não consegue fazer. Nem sei contar quantas pessoas já me disseram que não conseguem meditar. Não consigo parar minha mente é a desculpa mais comum. Outra desculpa comum é que eles não conseguem ficar parados porque acreditam que deveriam estar fazendo algo mais produtivo, que sentem que estão desperdiçando seu tempo, ou que é chato e que o próprio ato de estar em meditação os deixa desconfortáveis. Então eles dizem para eles mesmos que aquilo não é feito para eles. Outra desculpa é um pouco religiosa, você conta sobre meditação e eles olham para você e dizem que não querem se tornar um monge e viver num monastério. Assim a meditação é descartada instantaneamente como uma prática religiosa que não trará qualquer benefício para eles.

Meditação não é uma prática religiosa. Não importa quem você é, como ocupada é sua vida ou qual estilo de vida você quer viver. Meditação é algo que vai ajudar você viver essa vida atual com mais facilidade. Então qual o objetivo da meditação? Por que vai ajudar o praticante? Por que parece tão difícil de praticar?

É hora de eliminar essa confusão sobre a meditação, porque é ela tão mal entendida, é chocante. É uma coisa tão simples, é tão simples que torna-se negligenciado e o intelecto tenta entender o que é. A simplicidade está no ato de não fazer nada. O objetivo da meditação é não fazer nada. O que isso significa? Veja o que acontece com a maioria das pessoas que meditam, eles sentam em posição e suas mentes ficam tentando fazê-los levantar. Todo tipo de pensamento começa a surgir em suas cabeças sobre o que eles poderiam estar fazendo, o que deveriam estar fazendo e sobre como ficar parado fazendo nada é algo improdutivo. Suas mentes criarão todo tipo de histórias e desculpas sobre como eles não conseguem ficar fazendo isso. E na maioria das pessoas tudo isso aparece em poucos minutos as obrigando a parar e acreditando que não funcionou. E então é que surge a equívoco de que o objetivo da meditação seria parar de pensar, criando assim um sistema de crença sobre a meditação nessa pessoa fazendo com que seja bem mais difícil praticar. Se você quer sentar e dedicar 15 minutos em qualquer hora do dia para somente sentar e ficar sem fazer nada, sem música, sem barulhos de qualquer tipo além dos sons de fundo normais, sem estímulo visual, com os olhos fechados e somente escutar quais pensamentos estão passando na sua cabeça, como se fosse uma estação de rádio após a outra, então você estaria meditando. Os pensamentos em nossa cabeça são somente vozes que estamos dando atenção e escutando. Observe agora mesmo, enquanto está lendo, escute a voz na sua cabeça lendo isso para você. Todos os pensamentos são a mesma coisa. Então quando você está meditando e escutando todas as desculpas e motivos… somente sente e observe isso. Não faça nada. Deixe a mente pensar. Não existe motive algum para controlar, nem para parar com isso. Permita ser assim. Continue sentado sem fazer coisa alguma não importa o que a mente lhe diga para fazer. Talvez, se você assim quiser, pode prestar atenção na sua respiração, o que não fará que o pensamento pare, mas ajuda a observar tudo isso com mais facilidade sem essa urgência sobre fazer alguma coisa. Entenda que os pensamentos se fortalecem com a sua reação a eles. Quando você está meditando e pensamentos que te aborrecem surgem e então você parar e se levanta esses pensamentos tornam-se mais fortes porque você deu esse poder para eles.

O entanto, se permanecer sentado e não fazer nada e mente disser, isso é tão chato, e você continua sentado sem fazer nada, algo mais irá ocorrer. Esses pensamentos vão cair fora, porque quando eles não são fortalecidos pela reação acabam morrendo de inanição. A mente não tem motivo algum para continuar pensando sobre algo que não está sendo fortalecido por você. Ao sentar e não fazer coisa alguma por um certo tempo mais pensamentos surgirão e desaparecerão e então você terá uma bela compreensão que você não é seus pensamentos. Intelectualmente você pode até entender esse conceito, mas não é o mesmo que experimentar. Quando você tem a experiência de que você não é seus pensamentos aí se encontra livre deles.

Quando medita e faz nada por um bom tempo, toda a energia usada e jogada fora com seus pensamentos começa a retornar ao seu corpo e recarrega-lo, É por isso que a meditação é tão poderosa para relaxar e curar. Assim que os pensamentos vão caindo fora todo seu corpo se torna um receptor de energia do universo e porque não está mais ligado a qualquer tipo de padrão de pensamento de repente surge uma nova habilidade em você. Essa nova habilidade permite que você crie um novo estado de ser para sua vida. Anteriormente, seu sistema de crenças criava seu estado de ser e vivia sua vida de acordo com isso, mesmo que esse sistema não tenha sido criado por você, mas por pais, escola ou amigos. O que acontecia era que vivia uma vida baseada nas expectativas dos outros ao invés de ser quem você realmente é.

Com essa nova habilidade você tem o poder de absorver essa energia universal e criar seu próprio sistema de crenças que será mais alinhado com quem você realmente é. Você cria esse novo estado de ser pra você mesmo e isso ocorre naturalmente. Todos nós nascemos com talentos e paixões naturais, algo que nos deixa animados em estar vivos. Então quando estamos livres da prisão dos pensamentos podemos criar pensamentos para criar a realidade que queremos. O que é o objetivo final da meditação. Não é parar de pensar, mas tornar-se o observador, a testemunha dos pensamentos para que possamos entender que eles não são nossa identidade e permitindo que os que não nos são úteis desapareçam somente não fazendo nada. Meditação é a maior ferramenta que temos como seres humanos para inteiramente ser quem somos e criar uma vida digna de ser vivida.

— Não sei quem é o autor, achei o texto num doc aqui, se alguém souber por favor nos avise

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s