Libertação através da sabedoria e libertação através da concentração.

Buda falou sobre dois estilos de prática: a libertação através da sabedoria e libertação através da concentração.

As pessoas cujo estilo é a libertação através da sabedoria ouvem o Dharma e imediatamente começam a entendê-lo. Uma vez que todo o ensino é simplesmente deixar ir as coisas, deixar as coisas serem, eles começam a prática de deixar ir de uma forma muito natural, sem um grande esforço ou concentração.

Algumas pessoas, por outro lado, necessitam de uma concentração muito maior. Elas têm que se sentar e praticar de forma muito disciplinada durante um longo período de tempo. Para elas, esta concentração, se for utilizada corretamente, torna-se a base para um profundo e penetrante insight. Uma vez que a mente está concentrada, é como ter concluído o ensino médio, agora você pode ir para a faculdade e estudar uma série de coisas. Uma vez que Samadhi é forte, você pode inserir os diferentes planos de absorção, ou pode experimentar todos os níveis de percepção, dependendo de como você optar por usá-lo. Em ambos os casos, a libertação através da sabedoria e libertação através da concentração devem chegar à mesma liberdade na prática.

Qualquer uma das ferramentas de nossa prática aplicada sem apego pode trazer-nos para a libertação.

Mesmo os preceitos, sejam os cinco preceitos para os chefes de família, os dez preceitos para principiantes, ou os duzentos e vinte e sete preceitos para monges, podem ser usados da mesma maneira. Porque estas são disciplinas que requerem atenção e entrega, não há limite para a sua utilidade. Por exemplo, se você manter apenas o preceito básico de ser honesto, aplicando-o às suas ações exteriores e contemplação interior, não tem limite. Como qualquer outra ferramenta de Dharma, ele pode libertá-lo.

Trecho de Um Lago calmo na floresta Ajahn Chah

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s