Estou praticando arduamente, mas eu não pareço estar chegando a lugar nenhum.

Pergunta: Eu estou praticando arduamente, mas eu não pareço estar chegando a lugar nenhum.

Resposta: Não tente chegar a lugar algum. O próprio desejo de ser livre ou ser iluminado será o desejo que impede sua liberdade. Você pode praticar tão arduamente quanto desejar, noite e dia, mas se você ainda tem o desejo de alcançar, você nunca vai encontrar a paz. A energia a partir deste desejo causará dúvida e inquietação. Não importa quanto tempo ou quão rigorosa é a sua prática, a sabedoria não irá surgir do desejo. Basta deixar ir. Observe a mente e o corpo conscientemente, mas não tente conseguir qualquer coisa. Caso contrário, quando você estiver começando a meditação e seu coração começa a se acalmar, você vai pensar imediatamente, “Oh, eu estou perto da primeira fase ainda? Quanto mais eu tenho que ir?” Naquele instante, você vai perder tudo. É melhor apenas observar como a prática se desenvolve naturalmente.

Você tem que prestar atenção, sem qualquer conceito de níveis, de forma simples e diretamente para o que está acontecendo em seu coração ou mente. Quanto mais você vê, mais claramente você vai ver. Se você aprender a prestar atenção totalmente, então você não precisa se preocupar com qual estágio você ter atingido; apenas continue na direção certa, e as coisas vão se desenrolar para você naturalmente.

Como posso falar da essência da prática? Andar para a frente não é correto, andar pra trás não é correto, e ficar parado não é correto. Não há maneira de medir ou categorizar libertação.

Trecho de Um calmo lago na floresta de Ajahn Chah

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s