Pergunta: Eu estou praticando arduamente, mas eu não pareço estar chegando a lugar nenhum.
Resposta: Não tente chegar a lugar algum. O próprio desejo de ser livre ou ser iluminado será o desejo que impede sua liberdade. Você pode praticar tão arduamente quanto desejar, noite e dia, mas se você ainda tem o desejo de alcançar, você nunca vai encontrar a paz. A energia a partir deste desejo causará dúvida e inquietação. Não importa quanto tempo ou quão rigorosa é a sua prática, a sabedoria não irá surgir do desejo. Basta deixar ir. Observe a mente e o corpo conscientemente, mas não tente conseguir qualquer coisa. Caso contrário, quando você estiver começando a meditação e seu coração começa a se acalmar, você vai pensar imediatamente, “Oh, eu estou perto da primeira fase ainda? Quanto mais eu tenho que ir?” Naquele instante, você vai perder tudo. É melhor apenas observar como a prática se desenvolve naturalmente.
Você tem que prestar atenção, sem qualquer conceito de níveis, de forma simples e diretamente para o que está acontecendo em seu coração ou mente. Quanto mais você vê, mais claramente você vai ver. Se você aprender a prestar atenção totalmente, então você não precisa se preocupar com qual estágio você ter atingido; apenas continue na direção certa, e as coisas vão se desenrolar para você naturalmente.
Como posso falar da essência da prática? Andar para a frente não é correto, andar pra trás não é correto, e ficar parado não é correto. Não há maneira de medir ou categorizar libertação.
Trecho de Um calmo lago na floresta de Ajahn Chah