Seja honesto com você mesmo ~ Lama Yeshe

O que é importante entender é que a visão que você tem de si mesmo e a visão que você tem do seu ambiente são baseadas na sua própria mente: elas são uma projeção da sua mente e é por isso que não são realidade. Vou te dar um bom exemplo. Quando um francês procura uma garota ou um namorado, existe essa energia de pesquisa dos dois lados e quando de repente se vêem inventam uma história incrível. “_ Oh, tão lindo! Nada de errado dentro ou fora.” Eles constroem um mito perfeito. Eles empurram e empurram, a mente faz tudo. Se eles são cristãos, eles dizem: “Oh, ele se parece com Jesus”. Ou “Ela se parece com um anjo. Ela é tão boa, tão pura. Desejo sempre ouvi-la! ” Na verdade, eles estão apenas projetando suas próprias fantasias um no outro. Se ela fosse hindu, ele diria: “Oh, ela se parece com Kali, como a Mãe Terra, como minha mãe universal. Espero estar sempre perto dela. Ela vai me ensinar quem eu sou e para onde vou. Cada vez que a vejo, todo o meu corpo treme. Tenho certeza de que deve ser um carma incrível! E porque é o nosso carma, eu tenho que servi-la, aceitar!” Você entende? Na verdade, você está criando o carma naquele momento, você o está inventando. Claro, você tem alguma conexão, mas….

E se você é budista, cruza as mãos e diz: “Oh, ela é uma dakini e está me mostrando a verdadeira natureza de todas as coisas”. Você entende? “Quando estou perto dela, ela me dá energia, energia. Antes eu era tão preguiçoso que não conseguia me mexer, parecia um morto. Mas agora, sempre que me aproximo dela, não posso acreditar na minha energia!” Eu lhe digo, tudo isso é interpretação supersticiosa. Você pensa que ela é sua amiga espiritual e que antes você não era tão claro e que agora ela fala com você sobre o dharma e tudo se torna mais claro. E tudo o que ela faz é realmente perfeito, até seu cocô e pipi são tão puros! Com licença, talvez eu não deva falar assim – sou um monge budista! Mas quando falamos sobre o budismo, sobre a realidade, temos que falar praticamente da vida diária, sobre o que é terreno, o que podemos tocar e ver, não apenas nos deixar levar por conceitos.

O que quero dizer é o seguinte: você deve reconhecer como cada aparência em nossa vida diária é, na verdade, uma falsa projeção de sua própria mente. Sua própria mente inventa e se torna um obstáculo para tocar a realidade. É por isso que toda a nossa vida, não importa que tipo de vida tenhamos, é um desastre. Se você tem uma vida rica, sua vida é um desastre. Se você tem uma vida de classe média, sua vida é um desastre. De você ter uma vida pobre, sua vida é ainda mais um desastre! Você se torna um monge e sua vida é um desastre. Você se torna uma freira e sua vida é um desastre. Se você se tornar um cristão, sua vida será um desastre. Se você se tornar hindu, sua vida será um desastre. Se você se tornar um budista, sua vida será um desastre. Se você se tornar muçulmano, sua vida também será um desastre.

Seja honesto. Seja honesto com você mesmo!

Mesmo se você for para uma caverna, um desastre! Você pode ficar em uma caverna na montanha, nas montanhas nevadas, e ainda assim carregar seu ego com você. Você carrega seu mundo inteiro com você e todas as suas roupas de fantasia não ajudam. Não estou falando de religião aqui, estou falando de coisas pessoais, quem somos, o que somos, para onde vamos, o que estamos fazendo! Eu sou um desastre, minha mente está fazendo isso. Tudo está sempre comigo, sempre comigo, minhas atitudes me envenenam. É disso que estou falando. Toda essa religião que você segue … contanto que você não toque a realidade em si mesmo, contanto que você não erradique suas fantasias, você é um desastre. Na verdade, a realidade é muito simples. A simplicidade da mente pode tocar a realidade, e meditação é algo que vai além do intelecto e traz a mente ao seu estado natural.

~ Lama Yeshe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s