Toda experiência frustante nos dá oportunidade de crescer. Não conseguir dormir a noite pode ser uma experiência bem frustrante. Meditação pode ajudar com a frustração e a insônia.
Meditação não é muito diferente de contar carneiros. Você preciso contar suas respirações e tentar não imaginar os carneiros. Se você não está certo que vai permanecer acordado por um tempo pode tentar a meditação deitado. Conte suas respirações de um a dez, quando os pensamentos surgirem deixe que passem e volte a sua respiração. Se você conseguir contar de um a dez várias vezes pode levantar e fazer a meditação sentado.
Quando você se levanta para fazer a meditação sentada planeje sentar por 10-15 minutos se estiver começando e 20-30 se já tem experiência. Coloque algumas almofadas no chão e fique de frente para uma parede, cruze as pernas, coloque suas mãos no colo e sente com a coluna ereta. Comece com uma longa respiração e então comece a contar de um a dez. Quando o tempo acabar volte para a cama e continue a meditação. Se não conseguir dormir tente novamente.
Praticar meditação em períodos de insônia é bom por vários motivos. É bom para sua prática de meditação porque a metade da noite é bem quieta e dificilmente será interrompido. Também, porque quando não consegue dormir sua mente está em um estado de alerta que é muito útil na meditação. E finalmente porque meditar não é muito diferente de dormir em termos de descanso que seu corpo precisa. Existem monges que meditam dias e noites sem dormir por semanas.
Se você estiver preocupado se vai conseguir dormir pode meditar um pouco antes de ir para a cama. Isso também pode ajudar. Bons sonhos.
Traduzido de Peter Taylor com autorização do autor Insomnia and Meditation
Um comentário em “Insônia e meditação”