Bushido – O caminho do guerreiro, código e virtude

A palavra Bushido significa “caminho do guerreiro”, é uma palavra moderna e somente usado nos tempos atuais, na época era um código de conduta e modo de vida para os Samurai, guerreiros da época feudal do Japão que sofrendo influencias do Budismo, Confucionismo e outros, deu origem a esse curioso código de lealdade, honra e cavalheirismo entre esses guerreiros e em suas relações com as outras pessoas e seus senhores.

Do Budismo aprenderam a não temer a morte e crer na reencarnação, com a meditação Zen aprenderam a não temer os perigos e a buscar harmonia completa entre o Eu e o mundo.

Os sete Princípios do Bushido

sete virtudes bushido

Gi – Justiça, Retidão e Honestidade

Seja honesto em todas as suas relações com todas as pessoas. Acredite na justiça, não a que é dada pelos outros, e sim na sua própria justiça. Para um autêntico guerreiro todos os pontos de vista são profundamente considerados de acordo com honestidade, justiça e integridade.

Rei – Respeito, Polidez e Cortesia

Verdadeiros guerreiros não precisam ser cruéis. Eles não precisam provar sua força. Um samurai é cordial até com seu inimigo. São respeitados não somente por suas capacidades em batalhas mas também por sua capacidade ao lidar em todas as situações.

Yu – Coragem, Bravura heroica

800px-Musashi_ts_pic
Miyamoto Musashi

Um samurai deve ter coragem heroica. Viver é arriscado e perigoso e esconder-se como uma tartaruga se esconde em sua concha não é a maneira mais adequada de viver. Devemos aprender a viver a vida ao máximo, intensamente. Substitua o medo pelo respeito e cautela. A coragem heroica não é cega, ela é inteligente e forte.

Meiyo – Honra, Glória

O verdadeiro samurai só tem um juiz de sua honra, e este juiz é ele mesmo. As escolhas que você faz e como você trabalha para obtê-las são um reflexo de quem você realmente é. Você não pode se esconder de si mesmo. Muitas das nossas decisões são influenciadas pelos outros, o que nos faz parecer hipócritas.

Dizemos muitas vezes o que os outros querem que digamos, vemos o que os outros querem que vejamos. Ouvimos o que os outros querem que ouçamos. O valor da nossa dignidade pessoal está implícito na palavra honra. “Desonra é como uma cicatriz em uma árvore que o tempo, em vez de curar, só ajuda a aumentar.”

Miyamoto_Musashi_Self-Portrait
Miyamoto Musashi

Jin – Compaixão, Benevolência

Através de um treinamento intenso o samurai torna-se rápido e forte, porém ele usa essas habilidades para fazer o bem para as pessoas e tem compaixão por elas. Amor, amizade, solidariedade e nobreza de sentimentos são considerados como os maiores atributos da alma. Ajude seus colegas em todas as oportunidades que houver.

Makoto – Honestidade, sinceridade absoluta

Mentir é um ato considerado covarde e desonroso e portanto quando um samurai diz que vai fazer tal coisa, é como se ele já tivesse feito. Nada no mundo conseguirá impedi-lo de concretizar o que disse. Um samurai não precisa dar a sua palavra e nem precisa prometer nada. Quando um samurai fala, é porque ele vai agir.

Chuu – Dever e Lealdade

Um samurai é extremamente leal àqueles que estão sob seus cuidados. Por quem ele é responsável, ele permanece fiel. Suas palavras e suas ações pertencem à você, assim como todas as consequências que se seguem a partir delas. “A palavra de um homem deve ser como sua impressão digital: Você deve levá-la aonde quer que vá”.

Fonte http://www.thedailyzen.org/2015/10/05/what-is-bushido/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s