Todo apego implica medo, a suposição equivocada que algo precisa ser segurado.
Todo desejo acontece por causa de um senso equivocado de insuficiência.
Todas as realizações de desejos são como uma refeição de arroz: pouco tempo
depois e você está com fome de novo. Quando você percebe que não falta
nada, que tudo que existe é você e é seu, o desejo termina.
Desmonte o pêndulo do medo e desejo.
O chão debaixo de você é a Fonte e o Apoio.
———————————————————————————-
Você acredita que nasceu em um mundo. Não é assim. Cada um de nós cria um mundo para si mesmo. Você vive nele e reclama dele. Seu mundo é composto de desejos e da satisfação dos desejos, de medo e de estratégias para evitá-lo.
Você não consegue ver que é seu mundo privado? É um pouco mais que um artefato da mente. Uma vez que você veja essa loucura, você estará no caminho de saída.
Veja que você cria o espaço em que o mundo se move, o tempo em que ele dura. Perceba que o mundo é apenas areia. Você pode brincar com ele, você pode andar sobre ele, mas não construa uma casa lá. Não há jornada como se diz. Pode parecer que não, mas estamos sempre de volta onde começamos. O que fomos em essência, e o que seremos em essência, é o que somos em essência.
———————————————————————————-
As duas grandes ilusões são que a vida é controlável e que existe uma entidade, eu, que pode exercer o referido controle. Mas se nós não conseguimos sequer controlar nossos pensamentos que nos aparecem, como podemos acreditar que conseguimos controlar o que nos acontece?
———————————————————————————-
Wu Hsin nasceu em uma aldeia chamada Meng, no estado de Song. O rio Pu, no qual Wu Hsin disse ter pescado, estava no estado de Chenwhich, o qual se tornou um território de Chu. Podemos dizer que Wu Hsin estava situado na zona de fronteira entre Chu e as planícies centrais, as planícies centradas em torno do Rio Amarelo, que eram a casa das culturas Shang e Zhou. Certamente, conforme se aprende mais sobre a cultura de Chu, mais se percebe ressonâncias profundas com a sensibilidade estética dos taoístas, e com o estilo de Wu Hsin em particular. (fonte)