Ficando com raiva

Não importa quanto “zen” você possa ser, você também vai sentir raiva. Raiva é uma emoção difícil. Nem sempre ela é tão horrível como a tristeza, mas pode ser tão destrutível quanto. A raiva tem um aspecto perigoso de demandar uma ação imediata. Você pode sentar com outras emoções e esperar que elas passem. Com a raiva você se sente encorajado a fazer algo a respeito. É muito importante reconhecer quando você está com raiva, assim as suas ações que surgem dessa raiva não causem sofrimento desnecessário a você e aos que estão a sua volta.

Raiva inevitavelmente causa sofrimento em você. Geralmente ela é uma combinação de ferimentos e tristezas que surgem como raiva. São dois tipos de sofrimento em um. Agir com raiva é a maneira que tentamos trazer alivio para isso.

Frequentemente, ao tentar aliviar nosso sofrimento, nós causamos sofrimento aos outros. Quando você está com raiva, pode sentir que os outros merecem passar pelo sofrimento que você escolheu causar a eles. Isso não é verdade. Ninguém deveria sofrer. Quando você está com raiva pode ser difícil se lembrar disso e especialmente difícil imaginar que isso não é verdade. É por isso que é importante reservar uma forma especial de mindfulness para quando está com raiva. Você pode então usar isso para ajudar a reduzir seu sofrimento e prevenir que se espalhe aos outros.

Ficar com raiva produz muita energia e algumas vezes essa energia pode trazer boas sensações ao corpo. Quando você está mindful (consciente), está ciente dos sentimentos bons e ruins da raiva. É importante notar ambos para não cair na armadilha de sentir raiva com o objetivo de acessar essa sensação boa. Mais sofrimento que ganho vem da raiva e quem sofre mais é sempre a pessoa raivosa.

Como qualquer sofrimento, raiva é um bom professor. Ela vem e se vai. Ela pode te carregar para longe e tocar fogo no seu mundo. Se prestar bastante atenção a sua raiva, você pode prevenir que as chamas evitem queimar. Com foco suficiente de atenção você pode encontrar paz na sua raiva. Quando aprender a dominar a raiva, pode começar a trabalhar com seu desejo. O desejo pode deixar você furioso.

Traduzido com autorização do autor: Getting Angry https://zenmister.tumblr.com/post/175088500567/getting-angry