Vá além das palavras. Vendo por sí próprio

Na minha própria prática, eu não tinha muito conhecimento e estudo. Eu peguei os ensinamentos básicos do Buda e comecei a estudar a minha mente de acordo com sua natureza. Quando você praticar, observe a si mesmo.

Depois, gradualmente, o conhecimento e visão irão surgir por si próprios. Se você se sentar em meditação e querer que seja desta ou daquela maneira, é melhor parar ali. Não traga ideais ou expectativas para a sua prática. Deixe seus estudos e opiniões bem longe. Você deve ir para além das palavras, dos os símbolos, dos planos para a sua prática. Então você pode ver por si mesmo a verdade, surgindo aqui. Se você não se voltar para dentro, você nunca vai saber a realidade.

Eu passei os primeiros anos em estudo formal dos textos do Dharma, e quando tive a oportunidade, fui ouvir vários estudiosos e mestres ensinarem, até que tal estudo se tornou mais um obstáculo do que uma ajuda. Eu não sabia ouvir seus sermões porque não havia ainda olhado para dentro de mim. Os grandes mestres de meditação falaram sobre a verdade dentro de si mesmo. Praticando, eu comecei a perceber que existia na minha mente também. Depois de um longo tempo, eu percebi que estes professores têm realmente visto a verdade e que, se seguirmos seu caminho, vamos encontrar tudo o que eles têm falado. Então seremos capazes de dizer: ” Sim, eles estavam certos. O que mais poderia haver? Só isso. “Quando eu praticava diligentemente, a realização assim ocorreu.

Se você está interessado no Dharma, simplesmente solte, deixe ir. Apenas pensar na prática é como saltar sobre a sombra e perder o conteúdo. Você não precisa estudar muito. Se você seguir os princípios e práticas em conformidade, você vai ver o Dharma por si mesmo. Tem que ser mais do que simplesmente ouvir as palavras. Fale apenas com você mesmo, observe sua própria mente. Se você cortar esses pensamentos verbais, você terá um verdadeiro embasamento para julgar.

Caso contrário, o seu entendimento não irá a fundo. Pratique dessa forma e o resto acontecerá.

Do livro Um calmo lago na floresta de Ajahn Chah

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s