Como podemos nós, ocupados com tanto trabalho, nos empenhar na prática de alertar a mente?

No livro Thích Nhất Hạnh está falando a assistentes sociais sobre a prática da meditação e mindfulness.

“…como podemos nós, ocupados com tanto trabalho, nos empenhar na prática de alertar a mente?

Minha resposta é: focalize totalmente sua atenção no trabalho que estiver fazendo, mantendo-se constantemente pronto a controlar com habilidade e inteligência qualquer situação que surja – isto é alertar a mente. Mente alerta não é outra coisa senão ter toda sua atenção focalizada na ação que estiver fazendo, mantendo-se capaz de usar seu discernimento total.

Durante os momentos em que está fazendo uma consulta ou lidando com o que quer que surja, o assistente social precisa ter autocontrole e o coração calmo para obter bons resultados. Qualquer assistente social pode ver isso. Se não tivermos controle de nós mesmos, e permitirmos que a impaciência e a raiva interfiram, nosso trabalho não terá nenhum valor.

Mente alerta é o milagre pelo qual restauramos e conquistamos a nós mesmos. Consideremos, por exemplo, um mágico que corta seu corpo em diversas partes, colocando-as em diferentes lugares – pernas aqui, mãos ali, braços acolá, etc., e num golpe de mágica faz com que todas as partes se juntem novamente. A mente alerta é assim também. É o milagre que permite restaurar, numa fração de segundo, a mente dispersa, reintegrando-a em sua totalidade, de forma a podermos viver cada momento da vida.”

Thích Nhất Hạnh no seu excelente livro Para Viver em Paz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s