Como se livrar das preocupações – Paramahansa Yogananda

COMO SE LIVRAR DAS PREOCUPAÇÕES
A preocupação é um estado psicológico de consciência em que você fica preso a sentimentos de impotência e apreensão por alguma dificuldade da qual não sabe como se livrar. Talvez esteja seriamente preocupado com um filho, ou com sua saúde, ou com o pagamento de uma hipoteca. Não encontrando uma solução imediata, você começa a se preocupar. E o que ganha com isso? Dor de cabeça, nervosismo, problemas cardíacos. Por não analisar claramente a si mesmo e aos problemas, você não sabe controlar seus sentimentos ou as condições que está enfrentando. Em vez de perder tempo preocupando-se, pense positivamente em eliminar a causa do problema. Se quer se livrar de uma dificuldade, analise-a calmamente, estabelecendo ponto por ponto os prós e os contras da questão, e então determine os melhores passos para conseguir seu objetivo.
Enfrente as dificuldades financeiras com destemor e criatividade
Se está sem dinheiro, você se sente desamparado: o mundo inteiro parece andar para trás. Contudo, preocupar-se não trará a solução. Ocupe-se e tome a seguinte decisão: “Sacudirei o mundo para obter a parte que me cabe. Não ficarei quieto até que o mundo satisfaça minhas necessidades.” Toda pessoa que faz algum tipo de trabalho, mesmo que seja capinar um jardim, realiza algo de valor neste mundo. Por que não deveriam todos receber sua quota da abundância terrena? Ninguém precisa morrer de fome ou ser deixado de fora.
O atual padrão monetário vai desaparecer; guardem bem estas palavras. O dinheiro cria o desejo de poder e, com frequência, torna seu possuidor indiferente ao sofrimento alheio. O acúmulo de riquezas pode ser positivo se a pessoa rica também tiver o desejo de ajudar os outros em suas necessidades. O dinheiro é uma bênção nas mãos dos altruístas, mas uma maldição na mão dos egoístas. Conheci um homem, na Filadélfia, que tinha uma fortuna de dez milhões de dólares, mas esse dinheiro nunca lhe trouxe felicidade, apenas sofrimento. E ele jamais pagou um simples cafezinho para alguém. O ouro nos foi dado para que o usemos, mas não pertence a ninguém, exceto ao Espírito Divino. Todos os filhos de Deus têm o direito de usar o ouro divino. Não admita o fracasso, nem abra mão do que é seu por direito.
Deus fez de você Seu filho, mas você tornou-se um mendigo. Se está convencido de ser um mortal indefeso e permite-que os outros o convençam de que não conseguirá um emprego, você já decretou na sua mente que está acabado. Nem destino, nem julgamento divino, mas sim o veredito pessoal sobre si mesmo é que o mantém pobre ou preocupado. O sucesso ou o fracasso são determinados na sua própria mente.
Mesmo contra a opinião negativa do resto da sociedade, se você manifestar — pela vontade que Deus lhe deu e que a tudo conquista — a convicção de que as dificuldades não poderão vencê-lo, sentirá um secreto poder divino invadi-lo e verá o magnetismo dessa convicção e desse poder lhe abrirem novos caminhos para solucionar os problemas.
Não lamente o estado em que você se encontra atualmente, e não se preocupe. Se não se entregar à preocupação e fizer o esforço correto, ficará tranquilo e certamente encontrará um modo de atingir seu objetivo.
Lembre-se que, quando se preocupa, você aciona um freio mental. Ao lutar contra essa resistência, você sobrecarrega o coração e a mente. Você não tentaria dirigir seu carro com o freio puxado, pois sabe que isso prejudicaria muito o mecanismo. A preocupação é como o freio nas rodas de seus esforços; ela faz com que você pare bruscamente. Nada é impossível, a não ser que você pense que é. A preocupação pode convencê-lo de que é impossível fazer o que você quer.
A preocupação é um desperdício de tempo e de energia. Em vez disso, use a mente para fazer um esforço positivo. E até melhor ser um materialista ambicioso e realizar alguma coisa do que ser preguiçoso, pois o preguiçoso é abandonado pelos homens e por Deus.  Muitas fortunas foram feitas por pessoas empreendedoras, mas não faça do dinheiro seu critério de sucesso. Muitas vezes, o que traz satisfação não é o dinheiro, mas habilidade criativa exercida para ganhá-lo.
Do livro VIVA SEM MEDO Como Revelar a sua Força Espiritual Interior
Paramahansa Yogananda
Self-Realization

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s