Alguns dos ensinamentos mais significativos de Lao Tzu

O Taoísmo é um modo de vida apaixonante. Por ser um tanto anarquista, especialmente em Chuang Tzu, é um modo de vida que alguns tipos de pessoa sentem uma certa atração, talvez os brasileiros se tomarem conhecimento maior sobre isso podem vir a se sentir bem com sua leveza. De qualquer forma essa é só uma impressão minha, não representa a verdade.

Lao-tzu – “Velho Mestre”, é considerado o autor do livro Tao Te Ching. Alguns dos ensinamentos mais significativos de Lao Tzu são os seguintes:

Não contenção. Lao Tzu observou que a violência e o conflito, por mais controlado, não poderia deixar de causar efeitos colaterais negativos. O ideal taoísta é resolver os problemas por meios pacíficos.

Sem ação. Os tolos gastam muita energia e tempo tentando fazer tudo e acabam não conseguindo nada. Na outra ponta do espectro, os verdadeiramente sábios não parecem fazer muita coisa e ainda conseguem o que querem. Essa magia é possível, na verdade inevitável, quando se está em sintonia com o Tao.

Não-intenção. Muitas vezes praticamos atos virtuosos esperando receber elogios ou reconhecimento. Isso não é nenhuma virtude. A verdadeira virtude é um estado onde tais ações fluem naturalmente, sem exigir esforço ou pensamento consciente.

Simplicidade. A base para nossa realidade e nossa existência é elementar e descomplicado. Os seres humanos criam muitos problemas para si mesmos fazendo tudo mais complexo do que eles precisam ser. Se aprendermos a simplificar nossas vidas, podemos experimentar uma profunda satisfação que é infinitamente mais significativa do que as recompensas do mundo material.

Sabedoria. A lógica tem seu lugar nos assuntos humanos, mas não é tudo. Existe um limite ao que podemos compreender por meio da racionalidade e do raciocínio. Para transcender esse limite, precisamos engajar totalmente nossa intuição. Esta é a chave para insights em oposição ao conhecimento, e a diferença entre viver o Tao e ler tudo sobre ele.

Humildade. Quanto mais você aprende, mais você percebe que ainda há muito mais para aprender. Isso tende a torná-lo humilde. A arrogância e o egoísmo vêm de ignorância – saber um pouco e presumir que sabe muito.

Dualidade/Totalismo Lao Tzu apontou que todas as qualidades do mundo possuem significado apenas pela existência de seus opostos. Algo só pode ser grande se há outra coisa que é pequena em comparação. “Bom” existe no mundo, desde que o “mal” também exista. Um não pode ser sem o outro.

Ch’i – Conceito taoísta maior. Traduzido literalmente por: “ar, vapores, éter, respiração, energia”. Ao mesmo tempo, significa “temperamento, poder, atmosfera”. Ch’i é a força vital da pessoa, mas também a energia espiritual universal que permeia todos os seres.

Te – tradução literal: “virtude, poder”. As qualidades específicas que o Tao dá ao tudo. O poder obtido ao atingir o Tao.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s