Convivendo com expectativas e medos em época de provas

Nesse post Peter responde uma questão de uma pessoa que está aflita com os resultados de suas provas e exames finais que podem decidir seu futuro profissional. É bem interessante a resposta e nos ajuda em outros pontos de nossa vida que sempre geram grandes expectativas e medos. Boa leitura:

Resposta: “Esse é o momento de aprender a lição sobre o não saber. Aprender a viver com incerteza é uma das mais importantes lições que você pode aprender na vida. Você nem sempre terá provas, mas certamente passará por incertezas.

No caso dessa incerteza você precisa viver num estado duplo, um que passou na prova e outro que não passou na prova. Aparentemente passar na prova seria incrível e não passar seria muito ruim, mas você também não pode ter certeza disso. Passar vai lhe apresentar um novo conjunto de desafios, e falhar vai lhe apresentar outro. Você não tem certeza sobre quais desafios serão, então pratique viver com essa incerteza também.

Como o medo surge mais com a possibilidade de falhar, tente não se preocupar se passar. Foque no medo e pense no que fará se não passar. Pense quais possibilidades podem surgir no caso de falhar. Se você encontra oportunidades em caso de falhar, então essa mesma oportunidade estará disponível se tiver sucesso. Quando você dispensa energia para observar o lado positivo de falhar, você se prepara para um eventual desapontamento. Se falhar, já estará adiantado no nesse seu  processo de sofrimento. Se passar, todas essas preocupações que você imaginou simplesmente vão evaporar e você começará a se preocupar com coisas novas. Sempre se preocupar com as novas expectativas é o grande padrão que precisa quebrar.

É importante manter seus medos sob pontos de vista novos. A fase da formação educacional é um estágio na vida em que identidades estão se formando e as emoções são intensas. É importante lembrar que os seus resultados escolares não são você. Se você falhar nas provas, você não é uma falha/fracasso. Se você passar nas provas, você não é um sucesso. Se falhar, não é estúpido, se passar, não é inteligente. Isso são somente provas, elas não podem medir seu valor, elas somente medem o quanto você consegue ir bem em provas e o quanto sabe sobre coisas que não sabe muito.

Conforme for por esse período de espera, separe tempo para respirar profundamente, lembre a você mesmo que você é um bom ser humano que deseja ter sucesso e tem medo de falhar. Tome conta do seu corpo. Dê a ele descanso, água, comida e exercícios. Quando você souber dos resultados então saberá. Veja qual nova preocupação surgirá e comece a trabalhar com isso. Se você aprender como administrar essa preocupação, vai se preocupar com mais qualidade, talvez até menos, enquanto passar pelo por esse período de crescimento.”

Traduzido de Zen Mister

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s