O caminho da pausa consciente.

O foco principal desse caminho de escolher com sabedoria, desse treinamento para diminuir a agressividade, é aprender a estar presente. Pausar muito brevemente, com frequência ao longo do dia, é uma maneira quase sem esforço de fazer isso. Por apenas alguns segundos, podemos estar bem aqui. A meditação é outra forma de aprender a ficar, ou, como um aluno disse com mais precisão, aprender a voltar, a voltar a estar sempre presente. A verdade é que qualquer pessoa que já tentou meditação aprende muito rapidamente que quase nunca estamos totalmente presentes. Lembro-me de quando recebi instruções de meditação pela primeira vez. Parece tão simples: basta sentar, ficar confortável e trazer a consciência da luz para a sua respiração. Quando sua mente divagar, volte suavemente e fique presente com sua respiração. Eu pensei: “Isso vai ser fácil”. Então alguém apertou um gongo para começar e eu tentei. O que descobri foi que não estava presente com uma única respiração até que eles tocassem o gongo novamente para encerrar a sessão. Eu tinha passado o tempo todo perdido em pensamentos.

 ~ Pema Chödron

Quando recebemos uma instrução de meditação nossa mente logo começa seus questionamentos:
“É só isso? Não pode ser, sem esforço? Tem algo errado. Eu entendi errado, deixa tudo isso pra lá, quem sabe no futuro me matriculo num curso…”

E por aí vai. Mas a instrução é só isso mesmo:

Pausar muito brevemente, com frequência ao longo do dia, é uma maneira quase sem esforço de fazer isso. Por apenas alguns segundos, podemos estar bem aqui.

Tente e depois nos diga como foi.

E.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s