Durante essa busca de saber o que sou eu, quem sou etc, existe um ponto que pode ser chamado de despertar mesmo que a palavra hoje seja bem confusa devido seu uso, mas é um ponto a partir de um lugar onde não tem mais retorno, é a hora que você viu por você mesmo. E esse ponto é assim mesmo, difícil de descrever.
O caso é que uma vez visto ele sempre está disponível, o que não quer dizer que seja constante e eterno, ele parece sumir e depois retornar. Cada vez que ele some vai retornando com maior facilidade e em menos tempo. No entanto, é importante saber que ele está aí, disponível o tempo todo e na verdade não depende de tempo algum. Ainda continua complicado colocar em palavras…
O que na realidade quero chamar sua atenção aqui é que esse estado vai e volta. Que esse estado está disponível aqui e agora. E esse estado aparece (a gente precisa usar alguma palavra) basicamente no observar silencioso. Aqui silêncio não é ausência de som, mas ausência de ideias, conceitos, conhecimento adquirido, toda essa estrutura que analisa, julga, conceitua, compara etc.
Quando você observa o que for dessa maneira esse estado aparece. E nele tudo é como é. E mais uma vez é praticamente impossível colocar em palavras.
E.