É fácil viver inconsciente, é simples se distrair com as dezenas de distrações que temos atualmente, uma rede social, um programa na televisão, as músicas no rádio ou mesmo uma história mental inventada para justificar uma discussão no dia anterior. É muito fácil não ter atenção plena a coisa alguma e achar que está atento a tudo. Esse modo de vida moderno acarreta muita ansiedade e desperdício de energia e o pior é que aparentemente estamos realizando muitas tarefas e sendo bem eficientes.
Viver consciente com o que é, que é isso? É viver o presente, o agora 100%, sem distrações com o passado ou o futuro. É realizar uma tarefa simplesmente realizando essa tarefa e nada mais. Pode parecer simples e complicado dependendo do entendimento que tem sobre atenção plena e de fato é mesmo complicado e bem simples ao mesmo tempo. Conceitualmente é bem simples: faça a sua tarefa sem deixar sua mente viajar sobre os problemas da vida, sobre coisas que aconteceram ou sobre as perspectivas futuras e isso no âmbito da sua vida e da própria tarefa que está realizando. Ter atenção plena ao lavar a louça é sentir a temperatura da água nas suas mãos, a textura do prato, observar o que precisa ser limpo, ouvir o barulho da água, sentir o passo a passo do que se está realizando. Ao treinar isso em pequenas coisas, como um banho ou comendo um lanche é possível obter a concentração necessária para aplicar atenção plena durante outras situações do dia.
Isso é viver com aquilo que é. Se está tomando um banho é isso que é. Suas contas para pagar no final do mês não serão solucionadas durante o banho, isso é uma ilusão que só gera ansiedade. Para solucionar os problemas das contas da casa defina um horário e dia para sentar e anotar os ganhos, os gastos e as ações necessárias em família para se alcançar um objetivo e pronto. Ao contrário do que aprendemos durante toda nossa vida, o ato de pensar demais em um assunto durante todo um dia para encontrar uma solução é perda de tempo e energia. O cérebro humano não gosta de mais que uma tarefa de cada vez, a mente vazia e serena é a mente que consegue as melhores soluções para os problemas e atenção plena é essencial nesse processo.
“Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio e eis que a verdade se me revela”. (Albert Einstein)
Se liberte de você mesmo e da voz interior que nunca para de tagarelar, pratique atenção plena, pratique meditação, pratique silenciar por alguns minutos durante o dia e viver melhor. Você pode! Você consegue!