Felicidade não é diversão

Se você está feliz quase tudo torna-se divertido. Se você se sente miserável, quase nada será divertido. Diversão e felicidade andam juntas, mas existe uma grande diferença. O verdadeiro trabalho da felicidade acontece no meio de toda essa diversão.

Hoje o mundo oferece tantas possibilidades de diversão que é possível preencher várias horas do dia com diversão sem nem precisar planejar muito. A vida se opõe a isso. Algumas atividades divertidas são muito caras, outras muito perigosas, algumas nos trazem irritação e até problemas. Existem outras coisas que temos que fazer, obrigações como o trabalho, a escola que reduzem pela metade nosso tempo livre para diversão. Se pensamos que a felicidade vem da diversão acabamos adquirindo o hábito de olhar para fora em busca de satisfação.

Meditação não é divertido. É engraçado. É uma coisa estranha de fazer, sentar-se e não fazer nada mas manter seu corpo ereto e parado enquanto sua mente se move o tempo todo em busca de algo divertido para fazer. Quando você nota que está em busca de pensamentos divertidos e retorna sua atenção para sua tediosa respiração …dentro …fora …dentro …fora …dentro …fora , você pode sentir o desconforto de fazer isso. Isso é só o começo. São boas as chances de que quando você se sentar e começar a meditar a sua mente vai começar a procurar dentro dela mesma pelas coisas mais perturbadoras que puder encontrar. E ela encontrará medos, tristeza, raiva e até mesmo memórias traumáticas. E isso tudo não é divertido de forma alguma. Quando notar isso acontecendo retorne a atenção para sua respiração …dentro …fora …dentro …fora …dentro …fora e perceba como que esse sentimento tedioso e tranquilizador parece um lugar bem seguro quando comparado com esses pensamentos e emoções difíceis.

Sua mente não gosta de reter essas memórias e pensamentos negativos da mesma forma que você não gosta de recordar deles. E por essa razão a mente vai até eles na primeira oportunidade. É que existe uma intensa energia vinda desses pensamentos e a mente segue a energia. Quando você se recorda de um pensamento ou sentimento negativo com a consciência da mente alerta, sem julgamentos, com compaixão e com plena atenção os pensamentos e sentimentos tornam-se maleáveis. A energia então se modifica. Trabalhar com esses pensamentos continua pouco divertido, mas sabendo como conviver com eles e transformá-los torna sua mente muito mais acessível a felicidade.

Notando onde você está em qualquer situação o ajudará a distinguir felicidade de diversão. É importante ter um tempo para se divertir, mas quando a diversão não está disponível é uma boa hora para praticar atenção plena e compaixão, se abrindo para a felicidade.

Traduzido de Zen Mister com autorização do autor: http://www.zenmister.com/happiness-is-not-fun/

 

Deixe um comentário