Nossos pensamentos se concretizam constantemente. Algumas vezes eles se manifestam em ações. Não conseguimos evitar os pensamentos negativos, e não deveríamos tentar evitar os pensamentos negativos. Precisamos estar conscientes dos nossos pensamentos, tanto o positivo quanto o negativo. O ponto difícil para estar ciente dos pensamentos negativos é não acreditarmos imediatamente nesses pensamentos. Precisamos praticar não sermos carregados por esses pensamentos.
Nós pensamos em termos de ” Sim” e ” Não” o tempo todo. Sim é positivo e não é negativo. Nós também pensamos no bem e no mal o tempo todo. Esses pensamentos nos impactam na forma como nos sentimos. Quando pensamos algo bom nos sentimos bem. Quando pensamento algo ruim nos sentimos mal. Bom e ruim também funcionam no sentido contrário. Quando nos sentimos mal pensamos em coisas ruins. Quando nos sentimos bem pensamos em coisas boas.
Quando estamos nos sentindo mal e pensamos sobre o passado, veremos então um passado ruim. Se pensamos sobre o futuro, veremos um futuro ruim. Se pensamos sobre nós mesmos, nos sentimos mal conosco. É por isso que precisamos estar conscientes sobre o que pensamos e o que o sentimos. Quando estamos conscientes podemos nos envolver com os pensamentos assim que eles surgem. Se os pensamentos são negativos podemos reconhecer a negatividade, checar como estamos nos sentindo, notar de onde essa negatividade está vindo e para onde poderá nos levar.
Quando nós praticamos perceber e soltar (liberar) nossos pensamentos, nós aprendemos a não comprar a ideia da negatividade ou da positividade tão frequentemente. Nós aprendemos a nos engajar em ações que interrompam padrões negativos de pensamento antes que eles influenciem demais nossos padrões de comportamento.
Nos sentirmos bem sobre nós mesmos e sobre nossas perspectivas nos impulsiona a perseguir nossos objetivos com energia e entusiasmo. Nos sentirmos mal sobre nós mesmos e sobre as perspectivas torna mais difícil alcançar os objetivos. Termos um objetivo primário de ter uma mente calma e em paz nos ajuda a manter esse mesmo objetivo durante o passar do dia.
Traduzido de Peter Taylor em Zen Mister: Not Avoiding Negative Thoughts