Meditação é bem simples.
Meditação é bem simples.
É a prática de desenvolver seu foco. Comece sentando em uma almofada no chão com suas pernas cruzadas, ou, se for mas confortável sente em uma cadeira. O importante é manter sua coluna ereta. Assim, se sentar em uma cadeira não encoste as costas no assento. Manter sua coluna ereta possibilita ficar mais alerta. Incline sua cabeça levemente para baixo e observe a cerca de 1 metro e meio a sua frente. Mantenha seus olhos abertos sem focar muito a visão. Descanse sua língua no céu da boca, acima dos dentes da frente. Coloque suas mãos sobre o colo descansando uma sobre a outra com os polegares se tocando levemente.
Ajuste um alarme para 5 ou 10 minutos nas primeiras vezes.
Se 10 minutos for fácil ajuste para 15 ou 20 minutos.
Comece sua meditação checando sua postura e então respire expirando todo o ar dos seus pulmões.
Faça 3 longas e profundas respirações.
Conte lentamente até 6 enquanto inspira.
Segure o ar por uns 2 segundos e lentamente expire por uns 6 segundos.
Você pode fazer isso por quanto tempo quiser e então deixar sua respiração seguir seu curso normal.
Quando puxar o ar sinta ele entrando pelo nariz e viajando por seu corpo até encher os pulmões e inflar sua barriga. Enquanto inspira cheque sua postura.
Quando expirar deixe esse movimento começar na sua barriga, passar pela garganta e sair pelo nariz. Conte sua respiração assim que ela sair.
Sua primeira respiração completa é um, a segunda é dois e assim por diante.
Continue checando sua postura enquanto respira. Continue respirando e contando suas expirações até chegar a 10 e então comece novamente do um.
Se notar que seu pensamento está interferindo com sua contagem, expire e comece tudo de novo do número um. Quando seu alarme tocar faça uma pequena reverência e se levante. Se achar que pode fazer mais comece novamente o alarme e faça tudo de novo.
Quando você senta em meditação você não está querendo ir a lugar algum. Você é absolutamente perfeito como é. Você é cheio de dignidade. Você está trazendo paz ao mundo. É tão simples assim. Tente e aproveite.
Texto traduzido de Zen Mister – The Basics of Meditation (autorizado pelo autor)