Durante a meditação – Se surgir pensamentos e sentimentos

“Durante a meditação, diferentes sentimentos e pensamentos podem surgir. Se você não praticar a atenção plena na respiração, estes pensamentos em breve podem atraí-lo para longe da atenção plena. Mas a respiração não é simplesmente um meio para afastar esses pensamentos e sentimentos. Respiração é o veículo que une mente e corpo e abre o portão da sabedoria. Quando um sentimento ou pensamento surge, a sua intenção não deve ser afastá-lo, mesmo porque se continuando a concentrar-se na respiração o sentimento ou pensamento passa naturalmente. A intenção não é afastá-lo, odiá-lo, se preocupar com isso, ou se assustar com isso.

Então, o que exatamente você deve estar fazendo a respeito de tais pensamentos e sentimentos? Simplesmente reconhecer a sua presença. Por exemplo, quando surgir um sentimento de tristeza, reconhecer imediatamente que: “Um sentimento de tristeza acaba de surgir em mim.” Se o sentimento de tristeza continua, continue a reconhecer “Um sentimento de tristeza ainda está em mim.” Se há um pensamento do tipo: “É tarde, mas os vizinhos certamente estão fazendo muito barulho,” reconhecer que o pensamento surgiu. Se o pensamento continua a existir, continuará a reconhecê-lo. Se um sentimento ou pensamento diferente surge, reconhecê-lo da mesma maneira.

O essencial é não deixar qualquer sentimento ou pensamento que surge sem o devido reconhecimento com plena consciência, como um guarda de um palácio que está ciente de todos os rostos que atravessa o corredor de entrada. ”

Thich Nhat Hanh, em “The Miracle of Mindfulness”

Deixe um comentário