Esse é uma prática muito importante. Viva seu dia-a-dia de uma forma que nunca se perca de si mesmo. Quando você é carregado para longe por preocupações, medos, anseios, raiva e desejos, você foge de si mesmo e se perde. A prática é sempre retornar a si mesmo.
— Thich Nhat Hanh
Explicação:
Toda vez que você se sentir confuso, furioso, perdido, agitado, ou temeroso, você sempre tem um lugar onde pode retornar. A consciência plena da respiração é a sua própria ilha. É muito segura. “Ser uma ilha para si mesmo” significa que você deve saber retornar para dentro de si em caso de raiva, instabilidade ou perda. Esta prática de tomar refúgio é muito concreta. Quando você retorna à sua respiração – inspirando e expirando profundamente – e acende a luz da consciência plena dentro de si, você está fora de perigo. Neste estado de consciência plena, você é verdadeiramente você mesmo. A lâmpada já está acesa, e é grande a possibilidade de você ver as coisas com maior clareza. (Thich Nhat Hanh)
E como usar a respiração, ou a atenção a sua respiração para retornar a si mesmo, buscar esse refúgio e se centrar novamente?
Com a prática da meditação nos acostumamos a acompanhar a respiração, a perceber e notar os pensamentos surgindo e cessando o tempo todo, assim como emoções que aparecem, se apresentam e vão embora. Meditar, mesmo que somente 10 minutos por dia faz esse poder de concentração melhorar muito, faz com que o praticante se familiarize com sua própria respiração.
10 minutos de meditação diária
– Sente-se em uma almofada ou numa cadeira
– Mantenha a coluna reta
– Relaxe o corpo, as pernas, tronco e braços, mas mantenha o estado de alerta
– Respire e observe o ar entrando por seu nariz, observe o caminho que ele faz até dentro de você. Agora observe esse ar saindo, sua temperatura quando sai, o caminho que faz. Observe calmamente.
Disciplina é fundamental! Sem ela os resultados dificilmente virão. Fazer 10 minutos de meditação diária por 3 semanas é muito mais eficiente que um retiro de final de semana ou de feriado. Doses pequenas de forma disciplinada todos os dias são mais poderosas que qualquer imersão eventual.
Se você não fizer isso por você ninguém mais fará. É isso que existe de maravilhoso na meditação, a aventura do autoconhecimento é indescritível.