Culpar os outros por seus problemas

Quando você planta alface, se ela não crescer bem, você não culpa a alface. Você procura as razões dela não crescer bem. Pode precisar de fertilizante, ou mais água, ou menos luminosidade. Você nunca culpa a alface. No entanto se temos problemas com nossos amigos ou familiares, nós culpamos os outros. Mas se soubermos como cuidar deles, crescerão bem, como a alface. Culpar não tem efeito positivo algum, assim como tentar persuadir usando a razão e argumentos. Essa é minha experiência. Sem culpar, sem raciocinar, sem argumentar, só compreensão. Se você compreender e mostrar esse entendimento você pode amar e a situação mudará.

Thich Nhat Hanh

 

Deixe uma resposta