Epicteto e A Arte de Viver na pandemia

“Não se deve pedir que os acontecimentos ocorram como você quer, mas deve-se querê-los como ocorrem: assim sua vida será feliz”,

O QUE VOCÊ PODE CONTROLAR E O QUE NÃO PODE

O que é controlável diante de uma pandemia? Você controla onde coloca suas mãos, na boca, olhos, nariz. Você controla também a lavagem correta delas, a higienização. Controlamos também deixar o sapato na porta de casa, tirar as roupas e tomar um banho quando chega. E controla se isolar. O resto não controlamos. Não controlamos onde outras pessoas vão, nem como se higienizam. Nada disso. Nem a propagação do vírus ou não. Nem as opiniões dos outros. É simples.

COLOQUE SUA ENERGIA NO QUE VOCÊ PODE CONTROLAR

Se deixar sua mente fazer o que quiser ela vai se ocupar do que for, especialmente das coisas que não podemos controlar. Então ocupe-se do que pode controlar. Que é o que está descrito acima e nada mais. Se alguém fala algo diferente de sua opinião em um assunto, deixe pra lá, é impossível controlar o outro. Lembre sempre disso.

RECONHEÇA AS APARÊNCIAS PELO QUE REALMENTE SÃO

Se algo aparenta estar sob seu controle em determinado momento questione isso. “Isso é real ou só aparenta estar no meu controle?”

OS DESEJOS E AS AVERSõES

Desejo e aversão são velhos conhecidos. Quando algo que desejamos não sai como queremos ficamos irritados, quando algo que não queremos nos é apresentado também ficamos contrariados. Ninguém queria uma pandemia com esse nível de isolamento social. Ao mesmo tempo desejamos que tudo isso acabe logo. É inútil tudo isso e retornamos ao primeiro item. O que afinal está no nosso controle?

VEJA AS COISAS COMO ELAS SÃO

A vida não acontece para nós satisfazer. Os fatos acontecem e pronto, lá estão eles acontecendo quer seja do nosso gosto ou não. E o que seria ver as coisas como elas são? É ver especialmente a impermanência de tudo, somos mortais, as coisas que possuímos podem acabar a qualquer momento, nosso sinal de internet pode cair e o pneu do carro pode furar. Nem é com o que acontece que temos mais problema e sim com os pensamentos sobre o que acontece.

AJA EM SINTONIA COM A MANEIRA QUE A VIDA É

Seja como a água de um rio e siga o curso sem resistência. Se adapte as novas condições, se é preciso usar máscaras somente use, se é necessário lavar as mãos 30 vezes num dia simplesmente faça. Lutar contra isso só causa sofrimento. Ao lavar uma louça faça isso da melhor maneira possível, seja um excelente lavador de louças, concentrado no trabalho, focado, sentindo a água nas mãos, ouvindo o barulho. Não importa o que fazemos, só como fazemos.

NÃO SÃO OS ACONTECIMENTOS QUE NOS FEREM , MAS A VISÃO QUE TEMOS DELES

Covid-19 é uma doença real. Ela nos obriga a adotarmos medidas quer a gente goste ou não. A pandemia está no mundo, ponto. Do mais, o restante que conjecturamos o tempo todo pelos nossos pensamentos que não param são somente isso mesmo, ou seja, a nossa visão particular que temos das coisas. São essas nossas visões que causam a maior parte do problema.

SE NÃO HÁ VERGONHA , NÃO HÁ CULPA

Ninguém nem nada é culpado pela pandemia. Encontrar culpados é um desgaste inútil de energia. Nossa tendência é buscar explicações, culpar alguém. Fazemos o mesmo conosco. Nos culpamos sem necessidade. Muitas vezes agimos de forma prejudicial a nós e aos outros. O que se pode fazer é só aprender e se esforçar para não repetir mais, qualquer coisa além disso é sofrimento desnecessário. Evitamos então culpar os outros e a nós mesmos sabendo que todos fazem burradas na vida, é assim que as coisas são.

(E.)

Dois vídeos para complementar o assunto:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s