Krishnamurti sobre a meditação

Meditação; Verdadeiro Sentido, Conceito, Teoria

Que é meditação e que é pensar? Se vamos investigar o que é meditação, temos também de saber o que é pensar. Senão, meditar sem conhecer o processo de pensar é criar uma fantasia, uma ilusão, sem (…) realidade. Assim, para compreender ou saber o que é meditação, não bastam simples explicações, que pouco significam (…) (Ensinar e Aprender, pág. 125)

O pensar é uma resposta da memória. Os pensamentos se tornam escravos de palavras, (…) de símbolos, de idéias, e a mente é a palavra, e ela passa a depender de nomes como deus, comunista, (…) aldeão, cozinheiro, etc. (…) Se se pronuncia o termo sannyasi, ele de pronto desperta (…) uma atitude respeitosa. (…) Vivemos e pensamos dentro de uma estrutura condicionada (…) (Idem, pág. 125)

Porém, haverá pensamento sem palavra? Existe um pensar sem a palavra e, portanto, fora do tempo? A palavra é tempo. Mas, se a mente for capaz de separar de si própria a palavra e o símbolo, haverá, então, um perquirir sem objetivo, e essa pesquisa será de ordem atemporal. (Idem, pág. 125)

Primeiro, olhemos o quadro todo. A mente que não tem espaço de onde observar, não possui a qualidade de percepção. Havendo o pensar, não há observação. A maioria de nós vê através das palavras, porém será que isso é ver? (Ensinar e Aprender, pág. 125

Ao contemplar uma flor e dizer: “é uma rosa”, vejo mesmo a rosa ou ocorre-me a idéia que a palavra evoca? Então, poderá a mente, que pertence ao tempo e ao espaço, investigar em um estado isento de espaço e de tempo, por ser esse o único estado em que é possível haver criação? (…) A mente que não dispõe de espaço, de vazio de onde ver, é sem dúvida incapaz de viver em um estado não-espacial, atemporal. (…) (Idem, pág. 125)

A meditação é uma das coisas mais importantes na vida; não como meditar, não a meditação conforme um sistema, não a prática da meditação, senão principalmente o que a meditação é na verdade. Se um indivíduo pode descobrir, mui profundamente, a significação, a necessidade e a importância que tem a meditação para si mesmo, então descartará todos os sistemas, métodos, gurus, junto com todas as coisas peculiares que se acham envolvidas nesse tipo oriental de meditação. (La Totalidad de la Vida, pág. 137)

Pensamos ser incapazes de compreender a extraordinária importância que é ver o que somos, ver-nos de fato, como se nos estivéssemos olhando psicologicamente em um espelho, o que produz uma transformação na própria estrutura interna. Quando se realiza fundamentalmente, profundamente, uma transformação ou mutação semelhante, então essa mutação afeta toda a consciência do homem. (Idem, pág. 137)

Para ver o que o indivíduo realmente é, torna-se vital que haja liberdade, liberdade com relação a todo o conteúdo da própria consciência – sendo o conteúdo da consciência todas as coisas acumuladas pelo pensamento. Libertar-se do conteúdo da própria consciência, das cóleras e brutalidades, das vaidades e da arrogância, libertar-se de todas as coisas em que a pessoa se acha enredada, é meditação. (Idem, pág. 137-138)

Texto completo em: http://www.krishnamurti.org.br/index.php/meditacao-verdadeiro-sentido-conceito-teoria/

Complemente sua leitura com O que é a meditação e por que se deveria meditar?

Deixe um comentário