O mais divertido desse pequeno artigo é que se você não dá muita importância para a concentração na sua vida nem precisa ler e nem vai ler inteiro porque certamente algo “mais importante” chamará sua atenção em pouco tempo e como um zumbi, daqueles de filme, você mudará de rumo sem pensar por um segundo. Um simples “tic” e você vai mudar.
O fato, mostrado por estudos, é que o uso constante de mídias sociais ou o mais acessado Facebook, acaba com sua capacidade de atenção. Para ver se isso é verdade tente lembrar de algum post que viu hoje ou ontem, mesmo que seja um vídeo ou imagem, tente e verá como viu tudo e não viu nada. Sua atenção já era, seu poder de concentração está quase destruído.
Isso acontece porque paramos de fazer nossas coisas do dia-a-dia para dar atenção as redes sociais, checamos o telefone centenas de vezes por dia, pela manhã, no almoço, andando, quase dormindo, a noite, vendo televisão, no banheiro, no trabalho, conversando com a família, no bar, ao jantar em um restaurante.
Além de prejudicar a concentração vemos também o consumo de informação irrelevante, violenta, preconceituoso e sabemos que nossa mente fica cheia daquilo que mais consumimos. Se consumimos porcaria geramos porcaria.
Isso não é vida. Isso é controle mental. No caso aqui é descontrole.
Um estudo mostra que o cérebro leva de 15 a 25 minutos para retornar ao raciocínio que estava após checar um simples e-mail. Quer dizer, cada interrupção gera um sério problema na atenção. (fonte)
Tudo isso dito, agora a decisão é sua, de escolher checar as redes sociais uma só vez por dia com horário marcado de forma bem disciplinada ou continuar perdido em milhares de informações que geram milhares de pensamentos que geram milhares de emoções, tudo isso num único dia e continuar com esse corpo cansado e sem energia.
Se quiser aprenda sobre atenção plena – mindfulness.
Pra quem leu até aqui tem um vídeo para refletir um pouco.