Destaques do livro Guia para águias que acreditam ser frangos Anthony de Mello Parte 1

Mas o que você está me dizendo na verdade é que quer ser desejado. Você quer receber aplausos, ser atraente, ter todos os macaquinhos correndo atrás de você. Com isso, está desperdiçando sua vida. Desperte! Você não precisa disso. Pode ser absolutamente feliz sem isso.

Pense em algumas pessoas com as quais você convive e que gostaria que mudassem, por achar que elas são mal-humoradas, desconsideradas, pouco confiáveis, traiçoeiras ou o que for. Mas quando você ficar diferente, elas ficarão também. Esta é uma cura milagrosa e infalível. No dia em que você mudar, elas ficarão diferentes.

Parte do despertar é você viver sua vida do jeito que acha adequado. E compreender: Isso não é egoísmo. Egoísta é exigir que outra pessoa viva sua vida como você acha adequado.

Enquanto as pessoas não despertam, elas simplesmente ficam aceitando ou rejeitando a imagem que têm de você. Construíram uma imagem de você, e é isso que elas rejeitam ou aceitam. Veja como é devastador ir fundo nisso. Acaba sendo um pouco libertador demais. Mas como fica mais fácil amar as pessoas quando você compreende isso.

Será que quando falamos em autoestima não estamos na realidade falando de como nos vemos refletidos no espelho da mente das outras pessoas?

Você precisa se libertar disso. Não fique carregando experiências do passado. Na verdade, não é bom carregar nem as experiências boas do passado. Aprenda o que significa experimentar algo totalmente, e então abra mão disso e continue em frente, rumo ao momento seguinte, sem se sentir influenciado pelo anterior. Você estará viajando com uma mochila tão leve que poderá passar pelo buraco de uma agulha. Saberá o que é a vida eterna, porque a vida eterna é o agora, o atemporal agora. Só assim você entrará na vida eterna.

Em Guia para águias que acreditam ser frangos (Portuguese Edition)
Anthony de Mello