A auto observação é um técnica simples para observar os pensamentos e ver como eles estão ligados as emoções.
Isso é importante porque a maioria das pessoas passam pela vida sem entender verdadeiramente como os pensamentos afetam as emoções. Eles simplesmente pensam e sentem mesmo quando não querem pensar e sentir sobre um assunto em particular. De fato a maioria das pessoas não está consciente que tem a capacidade de lidar com isso. Quando aprendemos a observar nossos pensamentos nós compreendemos que existe uma distinção entre o “Eu” e esse falante interno. Um não consegue observar o outro. O observador não consegue se observar. É preciso dois, o observador e o observado.
Então algo incrível acontece. Quando começamos a nos observar ganhamos controle. Você vai observar um fenômeno estranho. Essa bola de emoção negativa não quer ser observada. De alguma forma ela tem consciência que se for observada será então controlada. O simples ato de observar um pensamento e a emoção que segue após esse pensamento, nos dá essa habilidade. No começo é um processo lento mas quanto mais praticar melhor ficará.
É assim que funciona:
Dê um passo para fora de sua mente como se você fosse um observador imparcial e bem objetivo do que vai observar. Observe e escute esses pensamentos e veja como eles mudam suas emoções. Visualize a tristeza (um exemplo) como uma bola pulsante de sentimentos localizada cerca de quatro dedos acima do seu umbigo. Foque nisso. Sinta isso.
Agora o passo final. Respire. Um tipo muito especial e antigo de respiração. Sentado, com a coluna reta, respirando profundamente pelo nariz e visualizando essa respiração e seu encontro com essa bola de tristeza. Segure por alguns segundos essa respiração e enquanto move seu abdômen para fora e para dentro liberando essa respiração. Sem fazer força alguma você observará um afrouxamento dessa tristeza. Continue focado na bola e use a respiração para dissipar isso.
Experimente isso também: Pratique usar essa técnica para focar a atenção ao seu corpo. Aprenda a observar seu corpo cuidadosamente, com atenção plena. Observe ele com fome, observe como ele reage ao estar faminto. Observe quando ele está cansado. Percebe quando está excitado e ansioso. Observe o corpo quando está com raiva. Sinta o batimento do coração acelerado, note o efeito na respiração. Preste atenção a todas as sensações que surgem. Perceba como seu humor muda diante de tudo isso.
A auto observação oferece resultados imediatos e o controle virá com a prática de observar de forma quase instantânea.
Traduzido de https://panatmansam.tumblr.com/post/144372527341/self-observation