Como você pode saber se sua prática de mindfulness está funcionando?

Se você está prestando atenção a sua respiração então sua prática de mindfulness está funcionando para você. Sentir tristeza, raiva, medo ou nervosismo não é sinal que a prática não está funcionando. É sinal de que você deveria continuar checando sua respiração e continuar praticando. Perceber que está sentindo essas emoções é um sinal que a prática de mindfulness está funcionando. Sem uma prática de mindfulness você carregaria esses sentimentos estressantes por longos períodos, tentaria não perceber eles ou imaginar que eles são culpa das circunstâncias. Se você está apto a reconhecer um sentimento e conscientemente respirar com isso, é sinal que sua prática funciona bem.

Praticar mindfulness funciona sempre que é praticada e tem um efeito cumulativo. O objetivo final não é parar de se sentir triste, assustado, raivoso ou nervoso. O objetivo final é sentir o que está sentindo quando estiver sentindo. O objetivo final é estar sempre presente e se envolver com qualquer coisa que o momento presente apresentar para você.

Conforme você pratica se envolver com cada emoção* que surge, a sua resiliência irá aumentar. Você retornará a um estado básico de calma cada vez mais rápido. Esse estado básico pode até se aprofundar. Esses, no entanto, não são os objetivos, são os resultados. O objetivo é sempre estar presente onde está. Sempre que você estiver presente diante dos seus pensamentos e emoções, respirando com atenção, evocando compaixão, sua prática de mindfulness estará funcionando lindamente.

Traduzido de Peter Taylor

*se envolver com cada emoção em mindfulness significa simplesmente observar sem julgar nem adicionar nada mais.