Vigilância quanto às intenções na fala

O homem de negócios que se esforça na prática da vigilância como meio de reduzir o estresse para que possa ganhar um vantagem sobre seu competidor irá plantar sementes que trarão resultados bem diversos daquele que se esforça na prática da vigilância para fortalecer sua ajuda compassiva aos outros. Quando o esforço de ser vigilante é abastecido pela ganância, esse mesmo esforço também fortifica a tensão e a insensibilidade à ganância. Quando o esforço é abastecido por amorosidade, ela energiza a abertura interior e a sensibilidade à amorosidade.


Talvez uma das aplicações mais importantes da vigilância quanto às intenções seja a fala. Falamos muitas vezes sem reflexão. Atenção para as múltiplas razões subjacentes ao que dizemos é uma das aberturas mais poderosas para nossos corações. A fala raramente é uma simples oferta de informação ou expressão de carinho. Ela está intimamente ligada à maneira como vemos a nós mesmos, como queremos que os outros nos vejam, e às nossas esperanças e medos. Distinguir entre intenções saudáveis e insalubres pode servir como um critério útil para saber quando falar e quando a refugiar-se no silêncio sábio. A fala pode ser um poderoso suporte ou algo que enfraquecerá a prática espiritual.

Atenção e intenção são dois pilares da prática buddhista. Chamar a atenção para a intenção não leva, como alguns temem, a uma vida de esforço sem fim a nos monitorarmos. A auto-consciência e a auto-preocupação podem ser desgastantes, mas não a vigilância. À medida que nos tornamos mais claros e mais sábios sobre nossas intenções, encontramos mais facilidade. Começamos a agir com cada vez menos preocupação auto-centrada.

Trecho de Tocar o Coração do Assunto livro online sobre a prática da meditação e atenção plena no link: https://nalanda.org.br/tocar-o-coracao-do-assunto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s