O ego como mediador

O ego é, de fato, muito organizado, coloca rótulos em todos e encontra caixas para tudo. É pelo filtro do ego que damos sentido a tudo que vemos, tocamos, ouvimos, provamos e sentimos. É um mediador que se acumula com o tempo, adicionando cada uma de nossas experiências como ingredientes em sua mistura, enquanto os rótulos dados por nossos pais e outras pessoas se tornam os rótulos de nosso próprio ego. Por sua vez, estes se tornam padrões e hábitos: o jeito de fazermos as coisas, a forma que pensamos.

Por isso faz sentido nos identificarmos tão fortemente com esse filtro ou mediador. O ego se torna nosso sentido de individualidade, quem realmente somos. Ele é tão dominante numa pessoa quieta quanto numa pessoa extrovertida, aparentemente muito cheia de autoconfiança, especialmente no que diz respeito a nos limitar com rótulos ou sentirmos o louvor ou crítica dos outros. E esse é o cerne da questão, a semente da mente inquieta.

Nosso ego torna nossa vida um pouco mais fácil ao nos fazer ver as coisas sempre do mesmo modo, criando um sentido de identidade muito forte a que nos apegamos, e através do qual nos sentimos impedidos de conhecer quem somos. Mas o problema é que esse ego superficial – ou filtro – também depende de condições externas para seu senso de segurança.

Assim, ao definir nossa identidade pela comparação e contraste com outros, acabamos, novamente, nos dispondo para inquietude e desapontamento inevitáveis. Mesmo que estejamos entre os melhores da sala de aula, um dia nos depararemos com alguém mais bem-sucedido na vida, tendo em vista nossos próprios padrões e, provavelmente, nos desapontaremos ou nos sentiremos desapontados com os outros.

Trecho de

A mente serena: Uma nova forma de pensar, uma nova forma de viver por [Dokhampa, Gyalwa]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s