Lucidez e meditação no dia-a-dia

LUCIDEZ NO DIA-A-DIA

O ideal da prática da meditação é estar desperto a cada momento da vida. Não há no mundo lugar melhor do que o lugar onde você está agora. A prática da meditação não termina quando você se levanta da almofada ou da cadeira. Cada momento da vida é uma oportunidade de ouro para estar desperto e praticar a lucidez. É no mundo que temos a oportunidade de aplicar a prática da lucidez, do amor e da compaixão.

Não existe uma técnica nova ou especial de que você necessita para aprender a ser lúcido na vida diária. Na verdade, quando começou a meditar você já começou a trabalhar no sentido de ser lúcido na vida diária. Isso não quer dizer que deva fechar os olhos e contar a respiração quando está dirigindo ou sentar em posição de meio lótus na reunião anual de vendas. Significa que a consciência que está desenvolvendo na prática diária da meditação vai se expandindo naturalmente, até abranger o dia inteiro.

Quando você medita caminhando, os objetos da meditação são os fenômenos ligados à caminhada: os movimentos de erguer, estender e abaixar os pés. Na meditação em ação, os objetos da meditação são os diferentes fenômenos que surgem na vida diária.

A idéia é estar o mais presente possível a cada momento do panorama em constante mutação dos pensamentos, sentimentos e emoções. Não existe maneira melhor nem mais feliz de viver o dia do que estar totalmente presente naquilo que está acontecendo.

A prática da meditação deve ser considerada como uma grande dádiva. As ferramentas que lhe permitem viver uma vida lúcida servem também para que você viva de maneira total e cheia de graça. São muitos os benefícios que decorrem naturalmente da meditação. Deixa o pensamento mais claro em situações normais e de stress. Traz maior prazer ao sexo, ao trabalho e ao lazer. Adquire-se mais paciência com os amigos, as crianças e os colegas. Sente-se menos aversão e mais aceitação diante de uma atividade desagradável ou aborrecida. Ajuda a melhorar os hábitos alimentares e a reeducação do peso.

Além de nos favorecer na rotina diária, a meditação em ação é uma ajuda inestimável em momentos de crise ou catástrofe. Mas não espere que aconteça um desastre para começar a praticar. Para começar é importante estabelecer e manter uma prática diária de meditação; aplicar o aspecto da lucidez da meditação a situações simples do dia-a-
dia; trabalhar no sentido de conseguir lidar com as situações difíceis de maneira capaz e
lúcida.

Vida lúcida.

Meditação em ação significa manter o contato com tudo o que está acontecendo conosco no nível físico, emocional e mental. O corpo é o melhor indicativo que temos para desenvolver a lucidez na vida diária. Infelizmente, temos pouco ou nenhum contato com ele. Tente fazer o seguinte: Neste exato momento, tome consciência plena do seu corpo. Faça um completo inventário. Você vai observar que está um tanto curvado. Talvez esteja apertando os olhos por causa da luz do sol. Entre em contato com o seu corpo agora, do jeito que ele está. Observe o que acontece quando muda de posição. É simples: você só precisa lembrar. Durante as atividades diárias, procure tomar consciência do corpo ao passar de uma tarefa para a outra, de uma posição para a outra, de um plano para o outro.

Essa é a base da lucidez em ação: ter consciência daquilo que está acontecendo bem agora. É uma simples questão de prática. Ao mover o braço esquerdo, tenha plena consciência disso.

O trabalho é outra área da vida em que é importante levar a lucidez ao cotidiano – ter consciência dos pensamentos e sentimentos, especialmente em situações de stress. Olhar lucidamente para os pensamentos, emoções e sensações, mesmo desagradáveis, como uma experiência diferente do acontecimento, sem ficar transtornado ou de fazer ou dizer alguma coisa de que possa se arrepender. Ter essa plena consciência dos fatos dissipa a carga emocional e resulta em menos perturbações e menos arrependimento. A prática da meditação em ação – no trabalho, em casa e no lazer – vai ser o início de um estilo de vida inteiramente diferente e infinitamente mais agradável para você e para as pessoas próximas.

“Esta é a história dos três pedreiros. Quando perguntaram ao primeiro o que estava
construindo, ele respondeu asperamente, sem nem erguer os olhos: ‘Estou assentando
tijolos.’ O segundo homem respondeu: ‘Estou fazendo uma parede.’ Mas o terceiro homem
disse com entusiasmo e orgulho: ‘Estou construindo uma catedral.’ ”
Margaret M. Stevens

Trabalho atento.

Embora meditação e trabalho possam parecer opostos, a maioria das tradições meditativas os vê como complementando um ao outro. Colocar a meditação em ação no trabalho pode tornar a sua ocupação tão profundamente enriquecedora – e espiritual – quanto a qualquer outro aspecto da sua vida. Realizado atentamente, como uma meditação, até o trabalho mais comum e rotineiro pode ser transformado numa oportunidade desafiadora para crescer e ponderar.

Encarar a sua ocupação meditativamente é crucial porque, de todos os seus ambientes, o local de trabalho é aquele em que provavelmente você passa a maior parte do tempo. A atenção no trabalho pode diminuir seu nível de stress, tornar você mais produtivo, ajudá-lo a antecipar eventos antes que eles aconteçam, tornar um mau dia num dia melhor, tornar um bom dia num dia melhor ainda e ajudá-lo a se comunicar com seus colegas.

Exercício para começar bem o seu dia.

O seguinte exercício leva só um momento. Integre-o à sua rotina de trabalho, por mais preocupado, atrasado ou sufocado que se sinta. Você vai ficar renovado, relaxado, centralizado. Vai perceber que ele beneficia poderosamente seu dia.

1. Todas as manhãs, logo que chegar ao trabalho, faça uma pausa.
2. Faça um rápido inventário do seu corpo, usando o método da varredura
corporal.
3. Há áreas de tensão no pescoço ou nos braços?
4. Respire fundo e solte a tensão.
5. Faça um rápido inventário das preocupações e prioridades imediatas do local de trabalho.
6. Respire fundo e libere-as.
7. Inspire fundo mais uma vez para se concentrar.
8. Solte o ar.
9. Agora, pode começar o seu dia de trabalho. Bom dia! Ao longo do dia de trabalho, concentre a atenção nas reuniões, telefonemas e outras atividades, já antes de começarem. O truque é se concentrar em cada acontecimento como se ele fosse a única coisa importante. Tome consciência de cada ato, de cada momento.

Observe as sensações do corpo. Torne conscientes os seus pensamentos. O ato de perceber o que é bom para você neste momento é por si só repousante. Observe o som da voz dos seus colegas, da recepcionista, do cliente. Ao apertar a mão de alguém, preste atenção na sensação do toque. Tenha plena consciência de que você está, por um momento, ligado a outro ser humano. Depois de algum tempo, vai perceber que está avaliando cada encontro ou tarefa com precisão incomum e descobrindo a melhor maneira de fluir por eles. Sua confiança vai aumentar e com ela a calma, o nível de satisfação e do desempenho.

À hora da saída, ao terminar o seu dia de trabalho, antes de pegar a pasta e correr para o ônibus ou para o carro, reserve um momento para ficar sentado ou em pé num cantinho calmo do local de trabalho. Este procedimento é, de certo modo, o oposto da transição que se seguiu à sua meditação formal diária: em vez de levar preocupações com você, você vai deixá-las para trás. Respire fundo e deixe que tudo se vá. Saia para a rua consciente de cada momento da volta para casa e de cada momento da noite que vai
começar.

Se for dirigir, faça-o com lucidez. A maioria dos motoristas passa muito tempo pensando em tudo, menos no que estão fazendo no momento que é dirigir consciente. O motorista lúcido responde aos estímulos com consciência relaxada. Para tanto, ao dirigir verifique o seu nível de consciência, sempre que parar num farol ou engarrafamento. Ao colocar ou tirar a chave do contato pare por um momento e sinta a mão na chave. Qual a sensação que lhe dá? Respire uma ou duas vezes e acompanhe a inspiração e a expiração.

Agora, devagar e com lucidez, dê a partida ou tire a chave.

Resumindo.

Meditação em ação é a prática de estar totalmente lúcido e no momento presente durante cada atividade do dia. Trazer sua prática para o trabalho diminui o stress, aumenta a produtividade, favorece o relacionamento com os colegas e pode até transformar um mau dia num dia melhor. Fazer uma pausa para meditar por um momento no início e no fim de cada dia de trabalho, limpa e centraliza sua mente para o que vem a seguir. Dirigir com lucidez resulta em ser capaz de reagir com consciência relaxada às situações que se desenvolvem à sua volta. Até nos esportes, na academia exercitando-se, a atitude de meditação purifica a mente e traz equilíbrio à ligação mentecorpo, ajuda a ver e a sentir, aumenta a consciência do que está acontecendo e proporciona um aprimoramento natural e intuitivo.

Do livro O Melhor Guia de Meditação de Victor Davich

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s