Como meditadores podem lidar com episódios de depressão

Acho importante abordar essa situação porque muita gente se ilude achando que meditação vai curar tudo, ou que um meditador de verdade usa certos tipos de roupa, penteado, linguagem própria ou qualquer outro conceito que costumamos criar em volta das coisas, em torno dessa divisão que fazemos quando temos a intenção de mostrar diferença entre nós e o outro, como se fossemos diferentes…
É importante trabalhar com a realidade e a partir dela agir para que possamos crescer cada vez mais.

Sinto que é crucial estar aberto à medicação antidepressiva. Embora os tempos tenham mudado, e os meditadores dos dias de hoje parecem estar mais abertos a medicar-se quando necessário, ainda assim pode ser um ponto difícil para aqueles que pensam que deveriam conseguir sair dessa condição sem medicamentos, ou que pensam em si como “sendo menos” por terem que se medicar, acreditando que deveriam confiar unicamente na prática budista.

Isso não é uma atitude sábia e aberta. Os antidepressivos podem ser uma medicina sagrada imensamente útil para equilibrar aquilo que está desequilibrado. Tomá-los pode ser uma ação compassiva, permitindo a alguém que se encontra incapacitado por esse tipo de sofrimento meditar de forma frutífera. É verdade que a questão da medicação é complexa e controversa, e que, embora os antidepressivos pareciam, alguns anos atrás, ser um grande milagre, isso nem sempre é verdade. Porém, para muitos, constituem claramente um auxílio.

O texto completo em Buda Virtual: http://www.budavirtual.com.br/como-um-meditador-lida-com-episodios-de-grave-depressao/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s