Tornando-se budista

Nós temos esses grandes egos que gostam demais de usar acessórios na vida. Assim como comprar uma nova capinha para nosso smarthphone, o ego tenta deixar o eu mais sólido ao vesti-lo com todos os tipos de características. Nós nascemos com certas características e outras nós escolhemos. Todos nascemos de uma família, como humanos temos uma raça e uma cultura e também uma religião. A todas essas coisas damos nomes e aprendemos a associar essas características com nosso senso de quem ou o que somos, nosso eu.

Temos a forte tendência de se identificar com essas características, que pensamos ser permanentes, como nossos feições faciais, o grupo étnico, nosso gênero, raça. Religião é uma dessas características que ficam bem próximos do que pensamos ser o centro (no âmago) do nosso eu. Em sociedade, todos esses papéis vem como uma expectativa de certo comportamento. Nós começamos a sofrer quando essas identidades fundamentais e suas expectativas associadas entram em conflito com nossas experiências. Quando sofremos nós iniciamos uma luta para mudar a nós mesmos e associar novas características ao nosso senso de eu. Quando iniciamos a tarefa de nos alinharmos em direção de uma verdade mais confortável, em geral olhamos para uma nova religião. Nos parece que nos tornaremos uma pessoa totalmente diferente ao jogarmos fora um conjunto de perspectivas e começarmos a usar um outro.

O Budismo é uma ótima religião para pessoas que buscam a felicidade, mas não existe nenhuma necessidade em se tornar budista. Buda não era Budista, ele era somente Buda. Ele era hindu, era um príncipe intensamente desconfortável com as perspectivas associadas a essa identidade. Quando você começa a buscar uma nova identidade você começa exatamente de onde está, com sua atual identidade, seus sofrimentos e expectativas. Você é como Buda. Não há necessidade alguma de se tornar budista conforme explora sua senso de identidade, você só precisa ser Buda, o que você já é.

Traduzido de Peter Taylor link: https://zenmister.tumblr.com/post/189229191562/becoming-a-buddhist

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s